Morre Padre Donato Pasquarelli

A A
Padre Donato tinha 95 anos e era vigário paroquial na Paróquia São Gabriel, Região Episcopal Sé
Publicado em: 23/01/2016 - 17:00
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo comunica, com pesar, o falecimento do Padre Donato Pasquarelli, 95 anos, nesta sexta-feira, 22, no Hopital São Luiz, no Itaim Bibi.

Padre Donato nasceu em 7 de janeiro de 1921, em Pizzoferrato (Abruzzo), Itália. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 31 de marco de 1945.

Sua família imigrou no Brasil e se estabeleceu em Campos do Jordão. Por isso, Padre Donato pertenceu inicialmente ao clero de Taubaté. Em seguida, foi incardinado na Arquidiocese de São Paulo.

Durante seu ministério presbiteral, entre outras funções, foi professor de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e também no Seminário Central do Ipiranga; Notário no Tribunal Eclesiástico de São Paulo, Capelão do Instituto Padre Chico, para os cegos.

Desde janeiro de 1973, por longos anos e mesmo com a idade avançada, foi Vigário Paroquial na Paróquia São Gabriel Arcanjo, Região Episcopal Sé, colaborando com celebrações, atendendo doentes e o povo, sobretudo nas confissões, até cerca de 2 anos atrás.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, manifestou o pesar pela morte do Padre Donato, a quem visitou na noite de quinta-feira, 21. Dom Odilo informou que o Padre estava lúcido, embora fraco. “Recebeu a Eucaristia, rezou fervorosamente e pediu-me a bênção episcopal, ficando muito contente com a visita recebida”, relatou o Cardeal.

“Na certeza e na alegria da ressurreição, roguemos a Deus que dê o descanso eterno e a recompensa prometida a este trabalhador fiel na messe do Senhor”, completou o Arcebispo.