Papa renova nomeação do Cardeal Scherer como membro do Dicastério para o Clero

A A
O Papa Francisco renovou por mais um ano a nomeação do Cardeal Odilo Pedro Scherer
Publicado em: 08/03/2024 - 16:45
Créditos: Redação

O Papa Francisco renovou por mais um ano a nomeação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, como membro do Dicastério para o Clero, organismo do qual é membro desde 2008.

Em carta datada do dia 31 de janeiro, o Prefeito desse Dicastério, Cardeal Lazzaro You Heung sik, comunicou a decisão do Santo Padre e expressou a satisfação por contar com Dom Odilo entre os membros do organismo e poder contar com sua disponibilidade.

O DICASTÉRIO

Após a promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, que implementa a reforma na Cúria Romana, em março de 2022, a então Congregação para o Clero passou a se chamar Dicastério para o Clero.

Segundo o documento, esse organismo trata de tudo o que se refere aos presbíteros e diáconos do clero diocesano relativamente às suas pessoas, ao seu ministério pastoral e àquilo que é necessário para o seu frutuoso exercício. Também exprime e traduz na prática a solicitude da Sé Apostólica pela formação dos candidatos às Ordens sacras.

“O Dicastério assiste os Bispos diocesanos, para que, nas suas Igrejas, se providencie a pastoral vocacional ao ministério ordenado, e nos Seminários, instituídos e dirigidos nos termos do direito, os alunos sejam adequadamente educados com uma sólida formação humana, espiritual, intelectual e pastoral”, acrescenta a constituição.

Na Santa Sé, Dom Odilo também é membro do Dicastério para a Evangelização, do Dicastério para a Cultura e a Educação e do Conselho para a Economia.