Participação na Eucaristia deve levar à caridade

A A
Na Catedral, início do Tríduo Pascal teve rito do lava pés com indígenas e crianças acompanhadas pela Pastoral do Menor; dom Odilo recordou que Eucaristia pressupõe caridade
Publicado em: 14/04/2017 - 14:15
Créditos: Redação

A participação na missa também deve colocar a pessoa em atitude de missão e de serviço para com os mais pobres, afirmou o Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, ao presidir a Celebração da Ceia do Senhor na noite da Quinta-feira Santa (13/4), na Catedral da Sé. O rito, que dá início ao Tríduo Pascal, contou com a participação de representação dos povos indígenas da cidade, de crianças acompanhadas pela Pastoral do Menor, e de profissionais ligados a áreas ambientais, em referência à Campanha da Fraternidade 2017.

O cardeal explicou que a liturgia desta noite recorda os dois fatos narrados no Evangelho – a instituição da Eucaristia e o ato de Jesus lavar os pés dos apóstolos. Segundo dom Odilo, não é à toa que os fatos aconteceram juntos, uma vez que a Eucaristia sem caridade está incompleta. Segundo dom Odilo, quem participa da missa deve se colocar em atitude de serviço especialmente para com aqueles que mais necessitam. 

Nesta Sexta-feira Santa, às 15h, o Cardeal Odilo Scherer preside a Celebração da Paixão do Senhor, com adoração da Santa Cruz. Às 17h30, acontece a procissão do Senhor Morto, seguida do Sermão das Sete Palavras, que será proferido pelo padre Zezinho. A programação de hoje pode ser acompanhada ao vivo pela rádio "9 de Julho", pela rádio Capital, pelo nosso portal (www.arquisp.org.br/aovivo) e pela TV Ultrafarma.