Peregrino na JMJ Lisboa 2023, Dom Odilo conduz catequeses e reza com os jovens

A A
Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal, o Cardeal Odilo Pedro Scherer esteve presente nos atos centrais do evento
Publicado em: 09/08/2023 - 14:15
Créditos: Redação

Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal, o Cardeal Odilo Pedro Scherer esteve presente nos atos centrais do evento, como a missa de abertura, no dia 1o, a cerimônia de acolhida do Papa Francisco, a Via-Sacra, a Vigília com os jovens e a missa de envio, no domingo, 6.

Entre os dias 2 e 3, Dom Odilo conduziu os encontros Rise Up (Levantai-vos), novo formato das tradicionais catequeses da JMJ, que desafiam os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.

“É uma nova metodologia que vem sendo usada. Nas outras Jornadas, o bispo catequista dava uma longa palestra. Depois, havia um tempo para interação, com perguntas e respostas se os jovens quisessem. Desta vez, porém, a proposta é que os próprios jovens sejam os protagonistas dessa reflexão, e que os grupos locais façam a preparação para interagir com os jovens e fazer com que os demais jovens interajam”, detalhou o Cardeal Scherer, em entrevista ao Vatican News.

Dom Odilo, ao recordar como foi o primeiro dia da Catequese de que participou, contou que depois de um momento de interação e conhecimento entre os jovens, houve a leitura do Evangelho, e, em seguida, um tempo de reflexão partilhada entre eles. Na sequência, textos foram distribuídos aos cerca de mil jovens presentes, divididos em grupos para a reflexão, e depois houve uma espécie de plenária a respeito das reflexões de cada grupo.

PARTILHA

“Todos os grupos puderam ir ao microfone e ler alguma frase acerca de sua compreensão sobre determinado texto”, disse, recordando que os textos foram tomados de palavras do Papa, de suas mensagens, e das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti.

“Ao longo da catequese, eu falei bem pouco. E durante a homilia da missa, pude retomar alguma palavra, mas no contexto da missa. A dinâmica foi muito interessante porque, de fato, fez os jovens falarem”, elogiou.

No dia 2, o Cardeal Scherer conduziu o encontro no Parque da Paz, no território da Paróquia de Laranjeira, onde pôde refletir sobre o tema da Ecologia Integral. No dia 3, o Arcebispo se reuniu com peregrinos de língua portuguesa na Igreja São João Scalabrini, pertencente à Paróquia de Amora, onde abordou a temática da Amizade Social.

Patrícia Corrêa/JMJ Lisboa 2023

ENCONTRO DE FÉ

Já na sexta-feira, 4, Dom Odilo meditou sobre a Misericórdia, no auditório da Universidade de Lisboa. Nessa ocasião, respondendo à pergunta de um jovem sobre a dificuldade de perdoar, o Cardeal explicou que o perdão é um exercício constante de conversão. “Talvez muitas pessoas tenham dificuldade porque não conseguem esquecer o mal sofrido. No entanto, perdoar não significa esquecer… É uma decisão da vontade, do coração. Jesus nos recomenda perdoar de todo o coração”, disse. Durante a participação ao vivo na programação especial da TV Canção Nova Portugal, o Arcebispo de São Paulo enfatizou que nas JMJs os jovens são chamados pela Igreja, na pessoa do Papa, para um encontro de fé com Deus e com os irmãos. “E quem ainda não encontrou a fé, possa fazer uma profunda experiência do encontro com Jesus Cristo, porque ‘onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome – Ele prometeu – estou no meio deles’. Ele está no meio de nós”, afirmou, acrescentando que esse encontro se expressa por meio da participação na Eucaristia, na Confissão sacramental, na escuta da Palavra de Deus e no convívio dos irmãos.

(Colaborou: seminarista Caio Viana)