Profissionalização é desafio para comunicação da Igreja

A A
Agentes da Pastoral da Comunicação se reuniram em Campos do Jordão para refletir sobre "Ética nas comunicações"
Publicado em: 07/11/2015 - 14:45
Créditos: Rafael Alberto

Cerca de 120 agentes de Pastoral da Comunicação de 23 dioceses e arquidioceses do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo) estão no 20º Encontro Estadual de Comunicação, entre os dias 5 e 7, em Campos do Jordão. Com o tema "Ética nas comunicações à luz do Diretório Nacional de Comunicação", o encontro contou com assessoria do jornalista do Estadão Carlos Alberto Di Franco, do mestrando. Ricardo Alvarenga e do padre Antônio Xavier (da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, da CNBB).
Durante sua conferência, Di Franco traçou um panorama da realidade dos meios de comunicação, explicando que a Igreja precisa entender a lógica das mídias para conseguir produzir políticas de comunicação que sejam eficazes na missão evangelizadora da Igreja - anunciar Jesus Cristo para o mundo. O jornalista também destacou a necessidade de profissionalização daqueles que trabalham com a comunicação na Igreja.
Na noite de abertura, Dom Darci José Niciolo, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, falou sobre a missão do organismo – que ele assumiu recentemente e do qual faz parte o vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Dom Devair Araújo da Fonseca. Dom Darci falou de projetos do setor, entre os quais o desejo de contribuir para a reformulação de um novo portal para a CNBB. 
No sábado à tarde, Ricardo Alvarenga, estudante de comunicação que se especializou no Diretório de Comunicação da CNBB, apresentou um quadro com a síntese do documento. O encontro segue até amanhã, com palestra do Padre Xavier e reunião entre os coordenadores diocesanos de PASCOM.