‘Que cresça em nós o coração de filhos diante de Deus, nosso Pai’

A A
Pediu o Arcebispo de São Paulo, na missa desta quarta-feira, 1º, transmitida pelos meios de comunicação
Publicado em: 01/04/2020 - 09:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, refletiu sobre o sentido da filiação divina na vida do cristão, durante a missa desta quarta-feira, 1º, na capela de sua residência.

A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook, devido às recomendações de distanciamento social para conter a pandemia de COVID-19.

JESUS REVELA O PAI

Meditando sobre o Evangelho do dia (Jo 8, 31-42), no qual Jesus fala às autoridade judaicas sobre seu Pai, Dom Odilo explicou que o reconhecimento de Deus como Pai é uma questão central da fé cristã. “Jesus lhes revela Deus Pai ,que se manifesta ao mundo no Filho”, afirmou.

“Há muitas ideias sobre Deus, formas de representá-lo. Porém, Jesus nos revelou como seu pai e disse que todos nós somos filhos desse Pai do céu”, continuou o Cardeal, ressaltando que esse Pai apresentando por Jesus é o criador, a quem se deve todo o ser e toda a existência. É um Pai providente, que se manifesta próximo, misericordioso e que revela a verdade.

“Um dos aspectos que recordamos no Batismo é a nossa profissão de fé em Deus Pai, que nos acolhe como filhos e filhas. No Batismo, nós somos feitos filhos de Deus”, recordou Dom Odilo. 

Citando a oração litúrgica do dia, o Cardeal Scherer convidou todos a pedir a Deus para que ouça “com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial”. “Isso faz parte do cerne da nossa fé. Que cresça em nós o coração de filhos diante de Deus, que é nosso Pai”, exortou Dom Odilo. 

FIQUE EM CASA

Antes da bênção final da missa, o Arcebispo recordou a proximidade da celebração da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos, 5. “Procuremos nos organizar para acompanhar as celebrações, de preferência, as de suas paroquias, que serão transmitidas”, orientou Dom Odilo, reforçando a necessidade de seguir as recomendações das autoridades para o combate à pandemia.  

“É preciso ficar em casa, resguardar-se, evitar o máximo de contato com as pessoas, porque podemos, eventualmente, transmitir o vírus para as pessoas sem sabermos... Ninguém está livre disso, portanto cuidemo-nos muito”, destacou.

O Cardeal lembrou, ainda, de todos aqueles que já estão aflitos por terem alguém doente. “Minha solidariedade de modo especial para aqueles que têm doentes graves nos hospitais e que têm alguém falecido”, afirmou.

MANUAL DE ORAÇÕES

Por fim, Dom Odilo indicou para os fiéis o “Manual de Orações e da Vida Cristã par Católicos”, subsídio produzido pela Arquidiocese de São Paulo, em parceria com a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja de Sofre (ACN), que agora está disponível para o acesso digital gratuito.

As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

(Colaboraram: Edilma Oliveira e Fred Oliveira)