Seminaristas renovam o ardor missionário nas diferentes realidades pastorais da Arquidiocese

A A
Reunidos com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, e com os bispos auxiliares e formadores, os seminaristas da Arquidiocese de São Paulo compartilharam as experiências vividas na Missão.
Publicado em: 12/07/2023 - 12:30
Créditos: Redação

Reunidos com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e com os bispos auxiliares e formadores, os seminaristas da Arquidiocese de São Paulo compartilharam as experiências vividas na Missão de Férias 2023.

O encontro de avaliação ocorreu na manhã da segunda-feira, 10, no Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga, e também contou com a participação de padres e leigos representantes das paróquias e pastorais que acolheram os 49 estudantes das três casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição – Propedêutico, Filosofia (etapa do Discipulado) e Teologia (etapa da Configuração).

Entre os dias 1º e 9, os futuros padres visitaram casas, doentes, idosos, pessoas encarceradas, crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais, comunidades carentes e pessoas em situação de rua. Nas comunidades paroquiais, rezaram com os fiéis e participaram de momentos formativos.

PRESENÇA

Nos relatos, os seminaristas foram unânimes ao destacar a felicidade das pessoas ao serem visitadas por eles, recebendo uma palavra de conforto e de esperança em nome da Igreja. Também foram muitos os relatos de pessoas que estavam afastadas da Igreja Católica, e ao serem visitadas, decidiram retornar para a vida eclesial. Em lugares como o complexo penitenciário de Franco da Rocha, os seminaristas destacaram a sede dos detentos por escutar a Palavra de Deus e o desejo de serem acolhidos e ouvidos.

“Fico feliz em ouvir vocês dizerem que as pessoas se alegraram com a presença de vocês no meio deles. Isso é missão. Não são necessários muitos discursos, basta dizer que estamos lá em nome da Igreja”, afirmou Dom Odilo, ao comentar os relatos.

O Arcebispo de São Paulo lembrou do apelo constante do Papa Francisco por uma Igreja “em saída”, que vá ao encontro das pessoas em suas periferias geográficas e existenciais. Nesse sentido, o Cardeal Scherer reforçou que cada realidade da cidade é um campo de missão no qual o anúncio e o testemunho do Evangelho devem acontecer.

“Hoje, não se compreende um padre que não seja missionário”, enfatizou Dom Odilo, na missa que encerrou o encontro de avaliação da Missão de Férias. O Arcebispo acrescentou que toda missão começa a partir do encontro pessoal do missionário com Jesus Cristo, que impulsiona a viver e anunciar sua Boa-Nova a todos os que encontram. Nesse sentido, acrescentou o Cardeal, também os estudos filosóficos e teológicos devem ser realizados em vista da missão, como forma de preparação para melhor servir e anunciar o Evangelho.