Papa envia mensagem ao Cardeal Hummes pelo Congresso Eucarístico Nacional

A A
O Papa Francisco enviou uma carta, no sábado (06), ao Arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, em vista do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) 2016
Publicado em: 08/08/2016 - 14:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou uma carta, no sábado (06), ao Arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, em vista do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que se realizará, em Belém (PA), de 15 a 21 deste mês. Em 11 de junho passado, Francisco nomeou o Cardeal Hummes seu enviado especial ao congresso.

O Pontífice inicia a mensagem destacando a necessidade de colocar em prática, em nosso tempo, o mandamento de Jesus “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado, será salvo” a fim de promover uma nova evangelização do mundo.

Na carta, o Papa exorta a Igreja a fortalecer a fé do povo com a catequese e a oração, lembrando a importância da vivência do amor na vida cotidiana. O Pontífice recorda também que a família é uma igreja doméstica, lugar onde nasceram e cresceram gerações de cristãos e missionários.

O tema do congresso é “Eles o reconheceram no partir do Pão”. Este ano, celebra-se também o quarto centenário do início da evangelização da Amazônia e o aniversário de 400 anos de fundação da cidade de Belém.

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador (BA).

O XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, realizado de 13 a 16 de maio de 2010, teve como tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida, em maio de 2007.

Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do binômio “discípulo missionário”. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa se fortalecer na fé, na esperança e na caridade e não se desfalecer por causa das dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

(Fonte: Rádio Vaticano)