Paróquia Santíssima Trindade é criada na periferia de São Paulo

A A
Em missa com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, é oficializada a criação da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Recanto dos Humildes, no sábado, 12
Publicado em: 16/11/2016 - 18:00
Créditos: Fernando Geronazzo / Jornal O SÃO PAULO - Fotos: Luciney Martins

Instalada no Recanto dos Humildes, na zona Noroeste, comunidade paroquial tem história de fé e de mobilização por melhorias sociais desde a década de 1990.

Os católicos do Recanto dos Humildes, bairro da periferia da zona Noroeste de São Paulo, celebraram a realização de um sonho iniciado há duas décadas: No sábado, 12, foi oficialmente criada a Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Pastoral Perus, da Região Episcopal Brasilândia.
Desmembrada da Paróquia São José, a nova paróquia, até então área pastoralfoi instituída pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que no sábado também deu posse ao primeiro pároco, o Padre Ednilson Turozi de Oliveira .
A criação da Paróquia foi feita com missa presidida por Dom Odilo e concelebrada por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e diversos padres. 
O Cardeal, na homilia, explicou aos fiéis que a paróquia é uma maneira de a Igreja reunir as comunidades em nome de Jesus em um determinado lugar. “As paróquias são no pequeno aquilo que a Igreja toda é. A Igreja se faz presente onde o povo está reunido e vive a sua fé e a pratica em nome de Cristo”, disse. Dom Odilo destacou, ainda, que a paróquia possui três finalidades: proclamação da Palavra de Deus, santificação da vida e o testemunho da caridade. Ele também ressaltou a dimensão missionária da paróquia, formada de um povo que se interessa em comunicar a sua fé.
 

Presença católica  desde o início do bairro

A história dessa comunidade eclesial se confunde com a origem do bairro Recanto dos Humildes, iniciado com a implantação de um conjunto habitacional no início da década de 1990. 
Maria de Lourdes Ferreira é a história viva de todo esse processo. Moradora do bairro há 20 anos, ela recordou ao O SÃO PAULO o tempo em que as pessoas se reuniam nas casas para rezar o Rosário e celebrar a Eucaristia. Segundo ela, no local onde está erguida a igreja- matriz da Paróquia Santíssima Trindade existia um barracão onde as pessoas guardavam materiais para a construção de suas casas. “Com o tempo, esse espaço começou a ser utilizado para celebrações e encontros da comunidade”, relatou. 
Naquela época, contou Maria de Lourdes, não existia nem a Paróquia São José, que foi criada somente em 1999. Toda a área pertencia à Paróquia Santa Rosa de Lima, considerada “igreja-mãe” do Setor Perus. “Recordo-me que na Semana Santa, nós íamos em procissão para a Santa Rosa de Lima”, disse. 
 

Matriz

Dos muitos padres que passaram pelo Recanto dos Humildes naquela primeira fase, Maria de Lourdes destacou o Padre Genésio de Morais, hoje administrador da Paróquia São Francisco de Assis, também na Região Brasilândia, que começou a construção do templo no ano de 1997. “Primeiro foi construído o salão paroquial. Em seguida, o Padre Genésio começou a construção da igreja, em cima do salão”, disse. 
Para as obras da matriz, houve campanhas, eventos realizados pela comunidade, além de pedido de ajuda a entidades internacionais. O templo foi inaugurado em 2006, mas ainda sem o acabamento. Ao mesmo tempo em que se construía a sede da atual Paróquia, os fiéis se mobilizavam para construir as outras capelas ligadas à comunidade que surgiram com a expansão da região, que culminou nos bairros Recanto do Paraíso, Jardim da Conquista e Recanto da Paz.  
 

Área pastoral

O templo foi finalizado em 2006, quando o Padre Rodrigo Pires, hoje pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Ipiranga, consolidou o projeto para transformar a comunidade em paróquia, tanto que naquela época, tornou-se uma área pastoral, constituída pelas comunidades Santíssima Trindade, Sagrado Coração de Jesus, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Paraíso.
O primeiro passo do processo para a elevação como paróquia foi a unificação da administração financeira, até então gerida em cada comunidade. Assim, a área pastoral passou a ter condições de manter um padre. Outro passo, foi a construção de uma casa paroquial. 
 

Sonho realizado

Maria de Lourdes não conseguiu conter a lágrimas de felicidade ao falar do que significava ver a criação da Paróquia. “Foi muita luta, muitos desafios. Hoje eu choro de alegria por ver esse sonho realizado”, disse, lembrando-se das muitas pessoas que fizeram parte desse processo e morreram antes de vê-lo concluído. Algumas delas foram homenageadas em uma placa colocada no salão paroquial, onde também estão lembrados os nomes dos muitos padres e religiosos que passaram pela comunidade.  
 

Presença transformadora

 Janete Nunes Jopetipe chegou no Recanto dos Humildes em 1996 e frequentou muitas celebrações no barracão erguido no terreno onde hoje está a igreja-matriz. Ela recordou que graças à ação da Pastoral da Criança, verificou-se a necessidade de um posto de saúde na região, concretizado pela comunidade, com o apoio dos padres jesuítas do Centro Pastoral Santa Fé, em Perus. 

“Diante do surto de leptospirose que atingia as crianças do bairro, percebeu-se que os moradores daqui não tinham aonde ir para o atendimento de saúde”, relatou, acrescentando que, até hoje, “a única instituição organizada no Recanto ainda é a Igreja Católica”. 
Padre José Adeildo Machado, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, administrou a Área Pastoral em 2014. Ele destacou que conheceu no Recanto dos Humildes uma Igreja viva e participativa. “Essa comunidade é referência até para a Subprefeitura de Perus para entender os problemas do bairro”, disse.   
 

Povo comprometido

Atuando no Recando dos Humildes desde janeiro de 2015, Padre Ednilson já conhece a realidade dos paroquianos e do bairro que hoje abriga aproximadamente 90 mil habitantes. 
Ele descreveu o povo como acolhedor, simples e comprometido com a oração e a assistência social. Um sinal da generosidade da comunidade foi o gesto concreto de destinar a coleta da missa de criação da Paróquia para a campanha da Cáritas Arquidiocesana de ajuda às vítimas do furacão que devastou o Haiti em outubro. 
 

Desafios

Entre os desafios pastorais da nova Paróquia, o Pároco destacou a evangelização das famílias e principalmente dos jovens, que não possuem muitas opções de desenvolvimento no bairro. “Consideramos esses desafios também como oportunidades para uma efetiva ação pastoral”, disse. 
Para o Padre, a elevação da Paróquia ajudará no fortalecimento da identidade dos católicos do bairro. “Nós não somos a maioria. Há um número muito grande de igrejas evangélicas. A Paróquia dará mais autonomia para nossa ação evangelizadora”, acrescentou.
Leia mais:

Decreto de Criação da Paróquia

Decreto de Nomeação de Pároco

 

​Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO - Edição 3128 - 16 a 22 de novembro de 2016