Jesus, protagonista dos Direitos Humanos

A A
Jovens participaram de entrega de alimentos ao povo de rua, conviveram e trabalharam em assentamento do MTST e participaram de reflexões durante o último encontro do Tenda
Publicado em: 08/08/2016 - 17:30
Créditos: Pastoral da Juventude

De 05 a 07 de agosto, o Projeto Tenda de Formação, iniciativa da Pastoral da Juventude e do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, realizou seu último encontro, com o tema “Jesus, protagonista dos Direitos Humanos?”.

O objetivo do Projeto Tenda de Formação é “proporcionar um espaço de formação integral a fim de desenvolver novas lideranças jovens da Pastoral da Juventude e da BomPar, visando a organização de comunidades e grupos e o engajamento nos espaços de participação na sociedade, que leve a uma mudança da realidade pautada na justiça, igualdade e solidariedade”, é também objetivo do projeto “provocar a juventude para uma reflexão eclesial, sócio-política, econômica, cultural e profético-libertadora”.

O projeto foi dividido em cinco encontros, com os temas “Relações afetivas”, “Civilização do amor”, “Projeto de Vida”, “Arte na educação popular”, e “Jesus, protagonista dos Direitos Humanos?”. O projeto contou com a participação de 50 jovens, atingindo diretamente seis setores da Região Belém.

“A Tenda da Juventude nasce de uma necessidade que a coordenação da Pastoral da Juventude da Região Episcopal Belém identificou nas comunidades, o esvaziamento dos grupos de jovens nas paróquias por causa da falta de novas lideranças comprometidas”, relata Carol Fonseca. “Então nasce a proposta de trabalhar uma formação continuada para a juventude, e nesse caminho o BomPar nos procurou com uma proposta muito parecida. Unificamos os objetivos e a Tenda nasceu com intensidade, nos inspirando e motivando a cada encontro”, completa.

O encontro teve início na sexta-feira, 05, na Casa de Oração do Povo de Rua, onde os jovens participaram de uma vigília, e discutiram a realidade vivida pelos moradores de rua. Catorze jovens participaram, com o Pe. Julio Lancellotti, da entrega de alimentos ao povo de rua na região da “Cracolândia”.


No sábado, os jovens foram para o assentamento Irmã Alberta, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Perus, onde participaram de uma vivência mística e contaram com a assessoria de Elaine Lima, da Pastoral Carcerária, sobre “Dignidade Humana”. Depois os participantes saíram em missão, enquanto alguns visitavam as famílias do assentamento, outras foram colher frutas e cortar cana no canavial. Durante a noite celebraram os Mártires da Caminhada, como inspiração para uma vivência radical do projeto de Jesus.


“Direitos Humanos à luz de Jesus Cristo” foi o tema da assessoria de Marcelo Naves, da Pastoral Carcerária, no domingo. A equipe de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo esteve presente.


O encerramento do encontro foi com a mística do Anel de Tucum e com um vídeo enviado por Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), que apoiou o projeto quando foi bispo auxiliar de São Paulo para Região Belém, e que continua a motivar a juventude.