“Quero reiterar que ‘Vim para Servir’”

A A
“Vocês ganharam mais um bispo para ensinar a ser bispo”, expressou Dom Luiz Carlos Dias, vigário episcopal para a Região Belém, em sua primeira reunião com o clero da região
Publicado em: 22/06/2016 - 10:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Vocês ganharam mais um bispo para ensinar a ser bispo”, expressou Dom Luiz Carlos Dias, vigário episcopal para a Região Belém, em sua primeira reunião com o clero da região, no dia 15 de junho, no Centro Pastoral São José.

Dom Luiz recordou a importância da reunião e unidade do clero, “a reunião do clero, o presbitério, deve ser o lugar da nossa casa, não pode ser um fardo pesado, mas lugar de encontro”.

Dando prosseguimento à formação do clero, o Cônego Celso Pedro e o Pe. Edênio Valle assumiram o encontro. Na primeira parte da formação, o Cônego Celso tratou sobre o capítulo quatorze da carta de Paulo aos Romanos. Já Pe. Edênio, falando sobre a pessoa do presbítero, enfatizou a necessidade de uma “escola de presbíteros”, com cursos longos, para refletir o ministério presbiteral.

Pe. Julio Lancellotti, Vigário para o Povo da Rua, e o Pe. João Pedro, da Missão Belém, partilharam com os mais de noventa padres e diáconos a realidade da população de rua, diante do frio que atinge a capital. Pe. Julio chegou a dizer que os Centros de Acolhida da Prefeitura “recolhem, mas não acolhem”, explicando a resistência de muitos moradores de rua a essas unidades.

“Quero reiterar que ‘vim para servir’”, recordou Dom Luiz ao fim da reunião. O recém chegado vigário episcopal chamou a atenção para as chamadas “audiências com o bispo”, que qualificou de um “termo tão pesado”, e demonstrou preferência à “conversa ou encontro com o bispo”.

Primeira reunião de Dom Luiz Carlos Dias com o clero da Região Belém