Paz na Terra... Então é Natal! - Raul de Amorim

A A
25/12/2015 - 00:15

Durante o ano de 2015 estive aqui para partilhar com vocês a meditação do evangelho da liturgia diária. No começo achei um grande desafio. Com o desafio aceito veio a recompensa. Precisei encontrar tempo para saborear mais a Palavra e me posicionar com relação aos apelos que ela me faz diante da sociedade. Isso me fez muito bem!

Hoje quero partilhar com vocês a mensagem de Natal. Olhando a Bíblia e a Vida vamos à mensagem elaborada pelo nosso grupo do CEBI.

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam uma terra tenebrosa... Pois nasceu para nós, um menino, um filho nos foi dado... E ele se chama... Príncipe da paz” (Is 9,1-5)

Mesmo que o mundo esteja em guerra. Mesmo que a pobreza volte a se alastrar pela Terra. Mesmo que a ganância pelo dinheiro queira acumular riqueza à custa de cada vez mais vidas humanas. Mesmo que a Natureza, nossa Casa Comum, seja violentada. Nós teimamos em proclamar ao mundo que nas trevas há uma luz, a luz da Esperança e da Misericórdia. É a Palavra feito carne (Jo.1,14) que nos traz o anúncio renovado da Paz.

A Paz anunciada nasce da Misericórdia e da certeza de que é nela que nós poderemos construir a paz. É da misericórdia que brota a paz e a alegria porque é nela que Deus, feito menino, vem ao nosso encontro. É esta a atitude que deve morar em nosso coração para poder encontrar com amor e compaixão a irmã e o irmão que sofrem. Esse é o critério para saber se somos filhas e filhos do Deus Amor e Libertação. Shalom!

Que a Luz e a Mensagem do Natal possam entrar fundo nos nossos corações e transformar a pedra em carne, a indiferença em solidariedade, a distância em abraço acolhedor e solidário.