Região Belém: povo muito especial e querido

A A
05/10/2010 - 00:00

É com entusiasmo que me dirijo a vocês, irmãos e irmãs, da Região Episcopal Belém. Quis o Santo padre que eu fosse ordenado Bispo e começasse meu ministério episcopal aqui em São Paulo como auxiliar de Dom Odilo, nosso Arcebispo Metropolitano, o qual, por sua vez, nomeou-me Vigário Episcopal desta fascinante Região. Não me canso de dizer que estou feliz e lisonjeado de ter sido designado para estar aqui com vocês!

A Região Belém é um tesouro que agora já faz parte de minha vida e me acompanha cada dia. Gente fervorosa, acolhedora, de vida cristã intensa e compromissada em anunciar o Evangelho nesta cidade imensa é o que encontro pelas comunidades que visito. Calor humano, sorrisos, gestos largos de acolhida fazem-me vibrar por estar presente na vida dos numerosos padres, diáconos, agentes de pastoral leigos e leigas da Região.

Quando vim de Maringá, preocupava-me pensando em como seria a minha relação com as pessoas de uma grande cidade que eu imaginava fria, de gente correndo freneticamente e indiferente umas para com as outras. Surpreendeu-me, bem acima de qualquer boa expectativa, o lado vibrante e participativo do Povo e Deus em São Paulo; sem dúvida, muito especialmente o povo da Região Belém. Senti-me bem e em casa como ninguém a cada visita aos padres e às comunidades; tenho sido calorosamente bem recepcionado e abraçado por todos em meio a este mar de casas, vilas, ruas e avenidas. É, particularmente, um estímulo revigorante ver a alegria das crianças e a presença da juventude, que se encontra e atua, sobretudo, nas comunidades humildes dos extremos da, já por mim tão amada, Zona Leste da Arquidiocese de São Paulo.

Dom Odilo ao nomear-me bispo responsável pela Região Belém deu-me um presente precioso! Aqui, quero ficar e honrar nomes tão caros às suas comunidades, como os de Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Décio Pereira, sem desprezar os demais. Embora sejam seres humanos com características próprias, sinto que a bondade e o amor destes dois saudosos e amados bispos aquecem o coração e as atividades por toda esta região. Quero ajudar a que prossigam os muitos e belos trabalhos que já existem por aqui. Quero servir, sem jamais esquecer o lema que escolhi, das páginas das Sagradas Escrituras, para o meu episcopado: “Eis que venho, ó Pai! Com prazer, faço a vossa vontade!”.

Dom Edmar Peron
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Belém