Aprender a agradecer!

A A
30/09/2014 - 00:00

A atitude daquele pobre samaritano, que nos narrou o evangelho de Lucas, nas celebrações litúrgicas deste final de semana (Cf. Lc 17, 11-19), num primeiro olhar, parece de pouca importância. Na verdade, o que ele fez, qualquer pessoa bem educada faria, e talvez ainda melhor do que ele.

Entretanto, a atitude daquele samaritano, foi de uma grandeza extraordinária, a ponto de tocar o coração de Cristo!

Os outros nove leprosos curados por Jesus poderiam argumentar diante das perguntas de Jesus, que a alegria era imensa, que era preciso chegar a tempo no Templo para comunicar aos sacerdotes a cura realizada, que a necessidade de encontrar os pais, esposa, filhos e amigos para festejar tamanho prodígio era mais forte do que tudo. O único samaritano, mal visto pelos judeus, discriminado e odiado por causa da sua raça, foi o único a compreender que antes do que qualquer outra atitude, aquele Mestre merecia a sua gratidão!

O episódio parece nos indicar que fé e gratidão andam juntas. Nós diríamos que entre a gratidão e a fé há um passo apenas. Crê, de fato, quem é capaz de agradecer! A fé permite reconhecer que tudo é graça, tudo é gratuito, que Deus se faz imenso dom, diante de quem a primeira a atitude é sempre a da gratidão.

Hoje perdemos a capacidade de agradecer; talvez porque deixamos de nos surpreender. O Papa Francisco em algumas ocasiões tem repetido que hoje é preciso deixar-se surpreender por Deus. Deus é sempre novidade e, por isso, é sempre imprevisto. Quando tudo parece previsto, planejado, organizado torna-se difícil acolher as surpresas de Deus!

É preciso voltar a maravilhar-se diante dos gestos de Deus, a primeira vista tão banais, tão sem importância, mas se acolhidos com gratidão, assumem um proporção inimaginável, com valor de eternidade.

 Gratidão, para nós que cremos deve tornar-se uma postura de vida; mais do que um gesto, deve ser uma atitude constante, um comportamento, uma inclinação! Neste sentido, é algo que precisamos aprender.

Aprender a agradecer pode parecer algo inútil, sem grande relevância; mas, se acolhemos a lição do evangelho deste final de semana, já nos convencemos que isso é vital. É atitude que toca o coração de Cristo, e nos abre ao dom da fé. É questão de vida e de salvação! É fonte de alegria e de paz!

 

Dom Milton Kenan Júnior

 

Publicado no Jornal O SÃO PAULO 15/10/2013