Carta mensal de Dom Milton

A A
01/09/2011 - 00:00

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos(as),

Irmãos e Irmãs na Fé,

              

Estamos em pleno mês de setembro, mês em que a Bíblia, Palavra de Deus escrita, ocupa o centro de nossa atenção.

Como faz todos os anos, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética escolhe um texto bíblico para animar as comunidades e os fiéis a tomar a Palavra de Deus em suas mãos, e exercitar-se na sua leitura, aprofundamento e oração. Neste ano trata-se de Êxodo 15,22-18, 27, com o tema: “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”.

A escolha deste texto é um convite a reconhecer na caminhada do povo de Deus pelo deserto, a nossa própria caminhada. Os dramas vividos pelo povo no deserto do Sinai, são semelhantes aos dramas que vivemos hoje na caminhada que fazemos pelos desertos deste mundo, quando almejamos chegar na Terra Prometida, a Casa do Pai.

O lema escolhido “Aproximai-vos do Senhor” (Ex 16,9) é um convite a renovar nossa escolha pelo Deus verdadeiro. Se os autores sagrados não mencionam nem mesmo nome do Faraó e dos que oprimiam o povo na escravidão do Egito; aqueles e aquelas que crendo no Deus da Aliança favoreceram a resistência do povo e a sua libertação tem os seus nomes eternamente gravados, como é o caso das parteiras Séfora e Fua que poupavam a vida dos meninos judeus, salvando-os da morte.

Neste mês o texto do Êxodo estará animando a reflexão das comunidades, no decorrer do mês de setembro, em preparação ao Mutirão Bíblico que acontecerá no próximo dia 25 de setembro em todos os Setores da nossa Região Episcopal. Faço votos de que a participação supere a dos anos anteriores e, que nossas comunidades tendo nas mãos a Palavra de Deus, animem-se a crescer na intimidade com esta Palavra, e por sua vez, produzam muitos frutos de vida e santidade.

Na Carta Pastoral “Paróquia: torna-te o que tu és”, Dom Odilo diz que “Toda a pastoral paroquial deve ser motivada, animada e impregnada pela Palavra de Deus”; e, “A paróquia seja a ‘casa da Palavra de Deus’, onde ela ressoa constantemente, é acolhida com fé e testemunhada de muitas formas pelas obras da fé, esperança e caridade. Por isso, devem ser muitas as iniciativas paroquiais a serviço do anúncio da Palavra de Deus, voltadas para quem ainda não recebeu o primeiro anúncio, ou também para quem já está num processo de iniciação à vida cristã, ou está precisando e querendo se alimentar sempre de novo da Palavra da Vida. A formação e alimentação na fé, nas diversas etapas da vida dos fiéis, são a primeira e mais indispensável missão da paróquia.” (p.10-11)

Neste mês de setembro, além do Mutirão Bíblico que ocorrerá no último domingo do mês (25-09), teremos dois outros eventos importantes que exigirão um esforço conjunto de nossas paróquias e comunidades em participar:

Teremos o Seminário Regional “Paróquia: torna-te o que tu és!”, no sábado,dia 10-09, com a participação de todo o clero, diáconos e representantes dos religiosos, religiosos, setores pastorais e novas comunidades, nas dependências da Paróquia de São José de Perus. Em sintonia com toda Arquidiocese, também nossa Região Episcopal reflete sobre o questionário aplicado no início deste ano nos conselhos pastorais paroquiais e alguns membros mais engajados das paróquias e, a aplicação da Carta Pastoral “Paróquia: torna-te o que tu és!” na vida concreta das paróquias de nossa Região.

Ao encerrar a Jornada Mundial da Juventude em Madri, no ultimo dia 21/08, o Papa Bento XVI anunciou a cidade do Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada. No próximo dia 18/09, portanto, teremos o evento “Bote Fé”, com a Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude 2013, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (Av. Santos Dumont, 421 – ao lado do Campo de Marte). Trata-se de uma iniciativa importante, que pretende envolver comunidades, pastorais, movimentos, novas comunidades, neste grande evento que dá início a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora por todas as Dioceses do Brasil. Vamos participar!!! Aqui vai um pedido: vamos animar nossos jovens para participar. Se os adultos vão vibrar com a programação, imagina os jovens!!!

Despeço-me, desejando-lhes um mês repleto de iniciativas e muito entusiasmo pela Palavra de Deus! Como diz bem o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil: “O contato interpretativo, orante e vivencial com a Palavra de Deus não forma, necessariamente, doutores. Forma santos.” (n. 53)

Um abraço para todos e minha bênção,

 

Dom Milton Kenan Júnior