É Natal!

A A
17/12/2013 - 00:00

     Dentre poucos dias, a Igreja vê ressoar as palavras que os anjos dirigiram aos humildes pastores, na noite de Natal: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura” (Lc 2,11-12).

 

            O Excelso tornou-se nosso irmão! Aquele cujo nome permanece indecifrável, mostrou a sua Face aos filhos dos mortais! Assumindo a nossa condição mortal, o Filho do Homem nos dá a possibilidade de virmos a ser filhos de Deus (cf. Jo 1,12).

 

            O sublime Mistério da Encarnação do Senhor celebramos no mistério do Natal! Aproximamo-nos da mesa sagrada onde até o fim dos tempos Deus se coloca entre nossas mãos, ao dar-nos seu corpo em comida e, seu sangue em bebida; aproximamo-nos dos sacrários espalhados pela face da terra, onde a presença salvadora de Cristo se perpetua; aproximamo-nos da Igreja, comunidade reunida em nome do Senhor para acolher Deus estabelece a sua morada, para fazer-nos participar da alegria do seu Natal.

 

            Como descrever tamanho Mistério? Com que palavras podemos narrar a graça que se manifestou, a fim de nos levar a abandonar toda impiedade e as paixões desde mundo, e a viver no equilíbrio, na justiça e na piedade (cf. Tito 2,11-14)? De certo, nossas palavras não podem exprimir o Inaudito, o Sublime Mistério, a Boa Notícia que a noite santa do Natal nos revela!

 

            Cabe-nos aproximar simplesmente, com humildade e alegria, na adoração e no silêncio e agradecer este excelso dom que o Pai nos faz. Ele nos deu o seu Filho! O Filho de Deus tornou-se nosso irmão, para que aprendamos com Ele a amar o Pai como Ele o amou e, amar-nos entre nós segundo o exemplo que Ele nos deixou.

 

            É Natal! Não se trata de “mais” um Natal! Não! É Natal! Transportados para aquela estrebaria, que cheira os animais, no meio da noite, acompanhamos os pastores que alegres se aproximam do Menino Deus envolto em faixas.

 

            Os sinais falam por si! O nosso Deus é o Deus dos sinais! O sinal é este: “um menino envolto em faixas, deitado numa manjedoura”. Indefeso, pequeno, tão frágil é o Deus que se dá a nós! Poderia servir-se da força, mas preferiu o amor! Ele é “Deus conosco” (cf. Mt 1,23), é Natal!

 

            A todos os leitores do O SÃO PAULO os mais sinceros votos de um Santo e Abençoado Natal! Deixemo-nos cativar pelo Menino nos braços de Sua Mãe! Ele quer nascer também em nós!

 

 

Dom Milton Kenan Júnior