Maria, exemplo de fé!

A A
08/10/2013 - 00:00

Diante da súplica dos discípulos: “Senhor, aumentai a nossa fé!”, Jesus declara que “Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.” (cf. Lc 17,5-6)

O que Jesus afirma é algo inusitado, diríamos impossível mesmo: uma árvore plantada no mar! Certamente os discípulos ficaram encabulados com as palavras do Mestre; mas, compreenderam rapidamente a lição: a fé é capaz de tornar real o que é impossível.

           

Foi assim com Maria, a quem o Anjo afirmara: “Para Deus nada é impossível!” (Lc 1, 37). Nela realizou-se algo ainda mais prodigioso do que aquilo que Jesus diz aos discípulos: do seu seio virgem foi gerado e nasceu o Salvador!

E tudo isso realizou-se, graças à fé com que Maria acolheu o projeto de Deus. Como foi grande a fé da Mãe do Senhor! Quando da sua visita á sua parenta Isabel, à Maria é atribuída uma nova bem-aventurança: “Feliz a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (cf. Lc 1,45).

           

Ao celebrar a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, no próximo sábado, deveríamos contemplá-la à luz da fé! Reconhecer Maria como Aquela que viveu de fé, e por isso, tornou-se exemplo de fé, em todos os tempos.

O Beato João Paulo II, na Carta Encíclica “A Mãe do Redentor” referindo-se a este texto diz: “a fé de Maria pode ser comparada com a de Abraão, a quem o Apóstolo chama "nosso pai na fé" (cf. Rom 4, 12).Assim como Abraão, "esperando contra toda a esperança, acreditou que haveria de se tornar pai de muitos povos" (cf. Rom 4, 18 ), também Maria, no momento da Anunciação, depois de ter declarado a sua condição de virgem, acreditou que pelo poder do Altíssimo, por obra do Espírito Santo, se tornaria a mãe do Filho de Deus!

 

A súplica que encerra a Encíclia Lumen Fidei, nos ajuda a desvendar a beleza da fé que Maria viveu e, ao mesmo tempo, nos indica o caminho para imitá-la: “Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho” (Lumen Fidei, 60)

 

 

Dom Milton Kenan Júnior

 

Publicado no Jornal O SÃO PAULO 08/10/2013