São Paulo Apóstolo: testemunha de vida cristã (II)

A A
30/09/2014 - 00:00

Em nossa preparação para a festa patronal da Arquidiocese de São Paulo, a Festa da Conversão de São Paulo, que ocorrerá no próximo sábado, vamos, nos próximos dias realizar o Tríduo em honra de São Paulo, refletindo sobre os temas:  1 – “A fé cresce quando se reparte”, “Na Igreja, a Palavra produz frutos” e “Ide, sem medo, para servir”.

 

Estes temas nos levam a compreender a importância de apresentar a fé como escolha pessoal, decisão intransferível e compromisso comunitário; razão para a compreensão da iniciação à vida cristã, proposta neste ano como um dos destaques pastorais.

 

A fé é sempre uma escolha! Nos inícios da era cristã, como hoje, em muitas partes do mundo, a fé implicava riscos, consequências, até mesmo a perda da vida. Daí o fato de que, ao crer fazemos uma escolha que hoje, sobretudo, parece não corresponder às expectativas ‘normais’ das pessoas, pois rompe com os padrões e acaba por produzir um estilo novo de vida, com novos critérios para julgar e decidir.

 

A fé é decisão, uma decisão pessoal, algo que não podemos delegar ou transferir a um outro. Na profissão de fé quando interrogados: ‘Credes em Deus Pai...”; “Credes em Jesus Cristo...”; “Credes no Espírito Santo...” respondemos: “Creio”. É uma resposta sempre no singular! Embora a pergunta se dirija a assembléia reunida, a resposta é sempre pessoal, demonstrando assim que trata-se de uma decisão pessoal, uma escolha própria, que se faz em nome próprio e jamais no lugar do outro.

 

A fé implica sempre num compromisso comunitário. Nós não fabricamos a fé, nós a herdamos da Igreja; e ao professá-la nós nos inserimos na esteira de muitos irmãos e irmãs nossos, que abraçaram a fé e a testemunharam com suas vidas e professaram com seus lábios. Professando a fé, nós nos inserimos na grande assembléia de fiéis de todos os tempos e, ao mesmo tempo, nós manifestamos nosso compromissos em viver este compromisso no seio de uma comunidade de fé.

 

O Apóstolo São Paulo, cuja festa nos preparamos para celebrar, nos convida a refletir sobre estes três aspectos da nossa adesão ao Evangelho: escolha, decisão e compromisso. É em razão destes elementos que falamos em ‘Igreja: casa de iniciação cristã!”.  Deveria ser esta a preocupação, em nossas comunidades, ao acolher crianças, jovens e adultos na catequese e nos diversos encontros de formação cristã.

 

O exemplo de São Paulo, testemunha da vida cristã, atesta quão difícil possa ser viver a fé nestas três dimensões; mas, ao mesmo tempo, nos manifesta a beleza deste ato e o quanto ele pode ser iluminador para nossas vidas.

 

Celebremos, com alegria, a Festa da Conversão de São Paulo, considerando que a conversão sempre implica escolha, decisão e compromisso. Só assim ela nos garante alegria e ardor missionário.

 

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de S. Paulo