Assembleia regional de pastoral acontece em clima de comunhão e participação

A A
No dia 03 de outubro, aconteceu a Assembleia Regional com a presença de aproximadamente 160 pessoas, leigos, religiosos, padres e o Bispo Episcopal Dom José Roberto Fortes Palau.
Publicado em: 05/10/2015 - 10:00
Créditos: Pe. Ricardo Antônio Pinto

Representantes das paróquias que compõem os cinco Setores Pastorais da Região Episcopal Ipiranga reuniram-se no dia 3 de outubro, no Centro Universitário São Camilo, no bairro Ipiranga. Contou com a presença de aproximadamente 160 pessoas, entre elas leigos, religiosos, padres e o Vigário Episcopal, Dom José Roberto Fortes Palau. A programação, leve e interativa, possibilitou um clima de comunhão e participação que envolveu e agradou a todos.

A abertura feita por dom José Roberto fundamentou a programação do dia. Ao refletir sobre a Bula “Misericordiae Vultus”, que proclama o Ano Santo da Misericórdia, dom José enfatizou o perfil eclesial proposto pelo Papa Francisco na Bula: “A Igreja que deve mostrar ao mundo o rosto misericordioso de Deus”, disse. 

A memória da caminhada pastoral da Igreja desde o Concílio Vaticano II, sinalizando os Projetos de Evangelização da CNBB, a Conferência de Aparecida e os últimos Planos de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo foi feita pelo padre Pedro Luiz Amorim Pereira, coordenador de pastoral da Região. A apresentação da realidade sociocultural e pastoral das paróquias presentes em cada Setor Pastoral foi apresentada pelos respectivos padres coordenadores. “Era como se todos estivéssemos assistindo a um documentário no qual os ‘sinais de morte’ são transfigurados pela força da vida pascal que se está vivendo nas realidades paroquiais de cada setor”, comentou Gilberto Martins, um dos representantes da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Setor Anchieta. Os encontros por grupos foram espaços de reflexão e partilha sobre os muitos passos que estão sendo dados e os desafios que estão sendo enfrentados pela Igreja, hoje. Na conclusão, o padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes fez uma síntese do plenário dos grupos. Propostas para a formação bíblica e pastoral com a ajuda das mídias sociais, formação para a Acolhida envolvendo todas as lideranças paroquiais, animação e articulação de pastorais a partir de experiências que estão dando certo em paróquias específicas, foram algumas das propostas a serem levadas para a Assembleia Arquidiocesana que acontecerá no dia 7 de novembro.