Clero aprofunda espiritualidade do Advento

A A
Os membros do Clero Regional, se reúnem para Espiritualidade do Advento, finalizando as reuniões Gerais do Clero do ano de 2015.
Publicado em: 10/12/2015 - 13:00
Créditos: Pe. Ricardo Antônio Pinto

Na manhã do dia 2 de dezembro o clero da Região Episcopal Ipiranga, juntamente com Dom José Roberto Fortes Palau, Vigário Episcopal, participou da manhã de espiritualidade do Advento. O encontro já se tornou uma tradição com o objetivo de oferecer aos padres e diáconos um momento de preparação para que a celebração do Natal de Jesus aconteça com maior fraternidade, alegria e santidade.

 

A reflexão central foi feita pelo padre Rodrigo Pires Vilela da Silva, recém empossado pároco de Nossa Senhora de Fátima, da Vila Guarani, Setor Imigrantes. Recentemente chegado de Roma onde estudou Patrologia, padre Rodrigo falou aos padres com simplicidade e muita fraternidade. Refletiu o Advento “como o tempo litúrgico em que há uma grande sensibilidade para a salvação pois espera-se o Deus que vem ‘cheirar o chão do mundo’ para livrar a humanidade do pecado pessoal e social”, afirmou. 

Partilhando a experiência ministerial que fez anteriormente na Região Episcopal Brasilândia, em Roma durante os estudos e atualmente na Região Ipiranga, padre Rodrigo definiu a “tristeza clerical como um pecado grave pois sinaliza que se está encontrando 

problemas nas soluções que se apresentam” e enfatizou que “o homem do século XXI, também os padres e diáconos, vivem em um contexto cíclico que ora permite estar de pé, na graça, ora em queda, pelo pecado, mas o que importa é reencontrar o sentido da caminhada”. Reafirmou também o padre como “profeta que dá ânimo ao mundo” e “agente da esperança que dá sentido de vida aonde não existe mais sentido”, definiu. 

O encontro foi também ocasião para os padres e diáconos celebrarem o Sacramento da Reconciliação. Preparada por um Exame de Consciência com reflexões relativas à vida sacerdotal, a Confissão e, na sequência, a Adoração Eucarística como Ação de Graças, foram momentos profundos de diálogo, pessoal e do presbitério que está na Região Episcopal Ipiranga, com o amor misericordioso de Deus.  

O almoço fraterno na conclusão revelava a alegria presbiteral a partir da experiência feita com a misericórdia de Deus, justamente às vésperas da abertura do Ano Santo da Misericórdia.