Comissão Episcopal para ação Missionária discute linhas de ação

A A
As decisões foram orientadas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja
Publicado em: 29/10/2015 - 09:00
Créditos: Redação, com CNBB

Os bispos integrantes da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, em reunião ocorrida no dia 26, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, traçaram as principais linhas de atuação da Comissão para o quadriênio de 2015 a 2019.

Durante o encontro foram firmados compromissos e discutidos temas essenciais para a Comissão, levando em consideração as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB.

Na ocasião, a Comissão estabeleceu um campo de ação em três âmbitos: a animação missionária, por meio da articulação dos conselhos missionários; a Missão Continental, pelo apoio e subsídio às iniciativas em direção de uma Igreja em estado permanente de missão; e os projetos Ad Gentes e tudo o que diz respeito à cooperação missionária da Igreja no Brasil, como os projetos Igrejas-Irmãs e a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE).

Ainda na reunião, a Comissão esboçou as linhas do Plano Quadrienal de 2015 a 2019, entre elas: a articulação e assessoria aos conselhos missionários; os encontros de formação e animação de suas lideranças; a reflexão e consolidação dos projetos Igrejas-Irmãs; o aprofundamento da questão da missionariedade dos leigos e leigas; os projetos de solidariedade missionária além-fronteiras da CNBB; a continuidade da Missão Continental; os Congressos Missionários. "Tudo tendo como eixo transversal a prioridade na formação, preparação e acompanhamento da pessoa do missionário e a preocupação de que os pobres se tornem os protagonistas da missão", explica o assessor da Comissão, padre Sidnei Dornelas. 

A reunião contou com a participação de dom Esmeraldo Barreto de Faria (presidente da Comissão), dom Odelir José Magri, dom Giovanni Crippa, dom Bernardo Johannes Bahlmann e do padre Sidnei Marco Dornelas.