Conselho Regional de Coordenadores de Pastoral estuda a Encíclica Amoris Laetitia

A A
O Conselho regional de pastoral reuniu-se para sua reunião bimestral com o tema Amoris Laetitia
Publicado em: 09/06/2016 - 11:00
Créditos: Caroline Dupim

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, acolheu no sábado, 04 de junho, os Coordenadores Regionais de Pastoral, que se reuniram na sede regional, para sua reunião bimestral. O tema deste encontro foi sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Amoris Leatitia. A palestra foi conduzida pelo Monsenhor Sérgio Tani, pároco da paróquia Bom Jesus do Brás, Região Episcopal Sé.

Monsenhor Sérgio Tani, iniciou sua reflexão salientou a importância de se ter chaves de leitura para melhor compreender o que o Papa quis dizer, e o que a Igreja nos pede, com Amoris Leatitia, e que ao longo de sua palestra apresentaria algumas chaves de leitura. Ressaltou a importância dos agentes de pastorais terem um contato constante com os textos que a igreja nos fornece, para melhor exercerem a evangelização em suas paróquias e comunidades. Lembrou do Sagrado Coração de Jesus, celebrado em 03 de junho, que larga 99 ovelhas atrás de um que se perdeu. “É isso que o Papa diz em sua Exortação Apostólica, para irmos de encontro a ovelha que se perdeu. E nos tempos atuais a ovelha perdida é a família, que é o ponto principal da igreja hoje” afirmou Monsenhor Sérgio Tani.

Amoris Leatitia, explica Monsenhor Sérgio Tani, é um documento predominantemente pastoral, onde o Papa Francisco, olhando para a realidade da Igreja e do mundo, indica que algo precisa ser mudado, no caso, a família é um elemento a ter uma grande atenção, e colocando-a em evidência para conseguir auxilia-la. Na Exortação Apostólica, vamos encontrar caminhos e orientações pastorais, e o Papa enfatiza que se nós quisermos uma nova evangelização, não é possível prosseguirmos sem a reevangelização da família. Ou seja, o que o Papa quer, é apresentar as pastorais do acompanhamento, discernimento e misericórdia (ou integração), e direcionar os agentes a segurem e auxiliarem as famílias. O Papa Francisco nos pede na exortação para “não condenar eternamente ninguém, derramai a misericórdia de Deus sobre todas as pessoas que pedem um coração sincero”. No contexto de Amoris Leatitia, enfatiza Monsenhor Sérgio Tani, não podemos perder de vista o desejo do Papa Francisco, expresso no início de seu pontificado, em sermos uma igreja em saída, a igreja que vai em busca de seus fiéis.

Monsenhor Sérgio Tani, apresenta três chaves de leitura, para a Exortação Pós-Sinodal, Amoris Leatitia: 1º não podemos perder de vista a comunidade da Tradição e o Magistério na vida ordinária da Igreja; 2º notarmos a tentativa do Papa de recuperar a sensibilidade para a lei natural, ou seja, a lei moral impressa no coração de cada homem e cada mulher; 3º diz respeito a moral familiar representada em chaves pastorais, saber dar a devida orientação aos agentes pastorais para acompanhar e saber orientar as famílias em seus dramas.

No termino da palestra Dom José Roberto ressaltou a importância de uma boa formação para os a gentes de pastoral, que possuem grande importância na vida da igreja, e agradeceu a presença de Monsenhor Sérgio Tani.