Conselho Regional de Pastoral discute a importância da atuação direta da juventude nas paróquias

A A
O tema do último CRP (Conselho Regional de Pastoral) foi a juventude e sua atuação nas paróquias.
Publicado em: 14/04/2016 - 14:00
Créditos: Philomena Pina

Aconteceu no último sábado, 09 de abril, no Centro de Formação Pastoral da Região Ipiranga, o CRP (Conselho Regional de Pastoral). Padre Pedro Luiz Amorim, Coordenador de Pastoral, iniciou o encontro falando um pouco sobre o seguimento de Jesus, devemos ser Igreja no nosso tempo, e lembrarmos sempre que Jesus Cristo não fez propaganda de si próprio, mas nos dizia sempre para não que não tenhamos medo.

Em seguida, Pe. Pedro Luiz passou a palavra para o Nei Márcio de Oliveira Sá, Coordenador Regional do Setor Juventude, que apresentou o padre Ricardo Antonio Pinto, pároco da Paróquia São João Batista, setor Imigrantes, que estará trabalhando com os Jovens e apresentou também os assessores e articuladores que estavam presentes.

Nei Márcio, mencionou a importância da figura do adulto assessor, presente de cada setor, para o melhor desenvolvimento do trabalho com a juventude. Ressaltou a importância do Setor Juventude em nossa Região Episcopal, e que o mesmo é de responsabilidade dos padres e de todas as Pastorais. “Para trabalhar com o Jovem é preciso três coisas que são muito importantes: Espiritualidade, Metodologia e Afetividade. É preciso saber trabalhar linguagem, paciência, e acolher, pois, eles precisam ser acolhidos e se sentir amados” afirmou Nei Márcio e alertou os presentes que “Os jovens voluntários nas Igrejas tem diminuindo, as críticas, que pode ser construtiva está sendo muito dura/destrutiva. A mídia já fala coisas ruins do jovem, porém nós, que somos e trabalhamos na igreja, temos e queremos valorizar as coisas boas que estes jovens têm a oferecer”.

Anúncio: testemunho de comunhão, diálogo e serviço.

Nei explicou a diferença entre Setor Juventude e Pastoral da Juventude, disse que a igreja é um polo cultural, que existe muitos grupos com a juventude independente, com diversos carismas, de diversos movimentos, como Renovação Carismática Católica. O Setor Juventude, tem como objetivo reunir os diversos grupos existentes, para a realização de trabalhos em conjunto, já a Pastoral da Juventude é considerado um grupo de jovens especifico.

O setor Juventude engloba todos os grupos de jovens de pastorais diversas, movimentos e serviços que trabalham em conjunto, aprendendo e respeitando as diversidades e as diferenças.

A diversidade da juventude tem que ser contemplada.

Nei Márcio comentou um pouco dos trabalhos que estão sendo realizados em alguns setores e usou como exemplos os setores Imigrante e Vila Mariana, que iniciaram alguns trabalhos em conjunto, o que ajudou a eles terem uma visão única para começar outros trabalhos. “Temos que formar leigos que sejam formadores dos Jovens e nos organizar e também pensar em um projeto para os jovens universitários” afirma Nei Márcio.

No dia de Pentecostes vai ser feito o lançamento do projeto “Flores que cresce”, que tem como objetivo expor mais os trabalhos realizados pelos jovens, para que seja produzida em uma planilha e enviar ao Papa Francisco, sobre os jovens do Brasil.

Após o término da exposição do Nei, o padre Pedro Luiz informou sobre a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias da Região. Sobre o documento do Papa que está no Site da Arquidiocese.