Em Unidade paróquias do Setor Pastoral Cursino Celebram Corpus Christi

A A
As paróquia Sagrada Família e Santa Ângela e São Serapião, pertencentes ao setor pastoral Cursino, celebraram juntas a Solenidade de Corpus Christi
Publicado em: 01/06/2016 - 11:00
Créditos: Redação

Na solenidade de Corpus Christi, celebrada em 26 de maio, as paróquias Santa Ângela e São Serapião e Sagrada Família realizaram juntas a festa do Corpo de Cristo. Segundo frei Marcelo Alves, OP, pároco da paróquia Sagrada Família, a ideia de promover algo que desenvolvesse uma interação entre as duas paróquias já era de longa data, e com a recente reforma da comunidade Santíssimo Sacramento, que também é a Residência Nossa Senhora da Estrada dos padres Jesuítas, pertencente a paróquia Santa Ângela e São Serapião, nada seria mais significativo do que celebrar a solenidade de Corpus Christi na comunidade que tem como nome “Santíssimo Sacramento”.

 A festa teve início no dia 23 de maio, com a abertura do tríduo. As atividades contaram com confissões, oração do terço, bênção do Santíssimo e palestras em torno do tema “Ano da Misericórdia”.

Na quinta-feira, (26/05) Solenidade de Corpus Christi, as paróquias se uniram pela manhã para a confecção do tradicional tapete. Cerca de 118 pessoas colaboram, das paróquias e comunidades, na montagem do tapete que teve 350 metros de tapete artesanal e 300 metros de TNT. Os desenhos escolhidos representavam a simbologia do mistério do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo e logo das pastorais atuantes nas paróquias. Em especial, uma parte do tape foi uma homenagem da Dona Maria Isabel, que foi ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, na paróquia Santa Ângela e São Serapião, que a sete dias atrás havia falecido, e dedicou uma parte de sua vida levando a Sagrada Comunhão aos mais necessitados.

A procissão do Santíssimo pelas ruas do bairro teve início às 17h, saindo da paróquia Sagrada Família em direção a comunidade Santíssimo Sacramento, contando com a participação de 500 féis. Dom José Roberto, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, presidiu a Santa Missa na comunidade. No início da celebração Dom José Roberto, acolheu os padres Jesuítas residentes na comunidade e os frades Dominicanos da paróquia Sagrada Família, de modo especial, acolheu o novo clérigo da Região Ipiranga, Frei Bruno da Silva Moreira, OP, que foi ordenado a 8 dias atrás.

 Em sua homilia, Dom José Roberto, ressaltou que Corpus Christi nasceu para reafirmar a fé que temos em Jesus Cristo na Eucaristia, onde se faz presente corpo, alma e divindade. “Adorar o corpo de Cristo, é acreditar que ali está Jesus, o filho de Deus que nos fortalece e nos dá coragem diante de nossas dificuldades, que não são poucas” disse Dom José Roberto, e destacou que “Cristo passa pelas ruas das cidades a anos, e se faz constantemente presente em nossas vidas”.

No termino da celebração, o ministério de música Louvor Eucarístico, ganhador do prêmio Louvemos ao Senhor de melhor Álbum Litúrgico de 2015, realizou o show de lançamento do CD Misericordioso Coração, com a participação da cantora Jake Trevisan.

A festa continuou ainda nos dias 27 com shows dos ministérios de música Louvor Eucarístico e Chagas de Amor, 28 com oração com a comunidade Taizé e vigília de 12 horas com o Santíssimo Sacramento exposto, terminando no dia 29 com a Santa Missa.