Jovens participam do Curso de Formação Cristã

A A
O Setor Juventude Regional promoveu nos dias 15 e 16 o CDC (Curso de Dinâmica Cristã).
Publicado em: 17/08/2015 - 08:00
Créditos: Caroline Dupim

O Setor Juventude Regional promoveu nos dias 15 e 16 o CDC (Curso de Dinâmica Cristã). Os animadores do evento foram o Nei Márcio de Sá, coordenador regional e os assessores setoriais do Setor Juventude. Padre José Lino, referencial para os jovens na Região Ipiranga, esteve presente no início e celebrando a Santa missa na conclusão.

O curso teve como objetivo formar e auxiliar os jovens na construção e animação dos grupos de jovens paroquias. Foram abordados temas sociais, como a dignidade humana e se está sendo respeitada nos dias de hoje. O tema levantou um debate entre os trinta e cinco jovens participantes que definiram a falta de fraternidade com os mais necessitados como um grande problema social. A pouca importância para as questões que dizem respeito a falta da dignidade humana e o alto crescimento do individualismo também foram apontados como fatores.

A importância da formação dos jovens foi evidenciada durante todo o curso. O estudo aprofundado dos documentos da igreja foi apresentado como fundamental para a criação e estruturação dos grupos de jovens. É necessário que os jovens se sintam preparados para traçar os objetivos dentro de seus grupos, concluiu-se.

O curso foi cheio de dinâmicas para estimular o senso de responsabilidade e o trabalho em equipe. Além de sinalizar a importância de troca de experiências entre os grupos paróquias, Nei Márcio alertou que os grupos de jovens não são “ilhas isoladas” em suas paróquias, mas são parte do conjunto que é Região Episcopal Ipiranga.

O Papa Francisco foi o modelo para a palestra que refletiu sobre o que é ser cristão. Francisco nos alerta para sermos uma “igreja em saída” e que não devemos “enterrar nossos dons e conhecimentos” porque  que o cristão deve dar testemunho, mantendo sempre o foco de sua vida em Jesus Cristo. Os jovens não devem temer as mudanças e, por isso, o Papa convida: “Avante, Jovens! Levem adiante esta certeza: o Senhor está vivo e caminha ao nosso lado na vida”.