Jovens testemunham: "Senhor, vale a pena!" seguir o caminho da evangelização

A A
Jovens do movimento Segue-me pertencentes a paróquia Nossa Senhora das Mercês, realizam um fim de semana de acampamento, com o tema "Senhor, vale a pena!"
Publicado em: 12/11/2015 - 12:00
Créditos: Caroline Dupim

No final de semana comemorativo do Dia Nacional da Juventude, os jovens da paróquia Nossa Senhora das Mercês, pertencentes do movimento “Segue-me”, realizaram um acampamento com o tema “Vale a Pena Senhor! ”. Aproximadamente 70 jovens participaram das diversas atividades, incluindo momentos de oração e reflexão.

A proposta do encontro foi de incentivar os jovens a viverem em comunidade e suscitar o desejo de que trabalhem em prol da evangelização.

O tema “Senhor Vale a Pena” foi baseado na passagem bíblica de João 3, 16 “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” o intuito foi fazer com os jovens refletissem sobre o quanto são amados por Deus, e o quando vale a pena entregar-se a este imenso amor. 

“’Senhor Vale a Pena! ’ Foi motivo de constante reflexão pelos organizadores do evento, não sabíamos se colocávamos ‘Senhor, vale a pena? ’ Em forma de pergunta, para que os jovens refletissem se vale ou não a pena seguir os caminhos de Deus para a vida Eterna. Mas chegamos à conclusão, que só pelo fato destes jovens sentirem o desejo de participar já mostra que vale a pena sim seguir este caminho, e mostrar está afirmação com mais intensidade para os jovens participantes, era nosso grande objetivo” afirma Gabriella Rocha, uma das jovens organizadoras do evento.

UMA EXPERIÊNCIA MAIS INTIMA COM DEUS

O evento “acampamento” foi criado pelo Movimento Juvenil Mercedário (MJM), com o objetivo de fazer com que os jovens tivessem uma experiência mais intensa com Deus, participando de um retiro de três dias. Este ano houve uma junção entre o "MJM" e o "Segue-me" na organização do evento. “Tivemos o incentivo do pároco, Frei Lisâneos Francisco Prates, O. de M., e das pastorais. Sem a vida em comunidade e união da Paróquia, o acampamento não teria acontecido” garantiu Moisés Souto, um dos organizadores.

“O um primeiro acampamento no ano de 2012 e foi muito transformador e divertido, com uma linguagem voltada para o jovem. Eu entendi realmente o amor imenso que Deus tem para conosco. Ter essa experiência mudou minha vida, senti o Espírito Santo pela primeira vez e ali tive a confirmação da minha fé. Depois desta experiência aceitei o desafio, e hoje ajudo na organização do acampamento, com um único intuito: fazer os jovens sentirem aquele imenso amor que eu senti” contou Gabriella.

MOVIMENTO 'SEGUE-ME'

Inspirados no Encontro de Jovens com Cristo (EJC), criado pelo Padre Alfonso Pastore, em São Paulo, dois jovens que participaram do encontro decidiram, sob a orientação do Padre Antônio Chirulli, juntamente com casais encontreiros da Paróquia do Divino Espírito Santo do Guará II, no Distrito Federal, organizar o encontro de jovens em Brasília, ao qual denominaram como “SEGUE-ME”.

A expressão SEGUE-ME foi retirada da Bíblia e baseou-se na vocação de Mateus (Mt.9.9): - "Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado ao telônio, e disse-lhe: - SEGUE-ME - e ele levantou-se e o seguiu"

Na paróquia Nossa Senhora das Mercês o movimento teve início no ano de 2002 pela iniciativa do Frei José Maria Mohomed O. de M., à época pároco, recém-chegado de Brasília. O encontro acontece anualmente, e é destinado aos jovens de 14 a 18 anos. Com uma lingual juvenil, são realizados dinâmicas, momentos de oração e reflexão.