“Maria, mulher eucarística” é tema de Retiro dos Ministros da Eucaristia

A A
“Maria é a mulher eucarística pelo dinamismo que nasce da sua abertura à Palavra”. Essa foi uma das afirmações da Irmã Maria Freire no retiro dos Ministros da Sagrada Comunhão.
Publicado em: 31/08/2015 - 13:00
Créditos: Padre Ricardo Antônio Pinto.

Tendo como cenário o Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, o retiro foi propositalmente marcado para acontecer na memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha, dia 22 de agosto. O tema “Maria, mulher eucarística” veio da afirmação de João Paulo II na Encíclica Ecclesia de Eucharistia. Os 422 participantes viveram um dia rico de crescimento espiritual e muita fraternidade. A reflexão da manhã partiu do Evangelho da Anunciação do anjo a Maria. Logo depois, durante o “deserto”, não se via nenhuma sombra de árvore, banco do jardim ou espaço do gramado sem algum dos MESC em profunda reflexão e oração pessoal. “Como acolho a graça de Deus em minha vida? ”, “Como digo sim a Deus no dia a dia? ”, Reconheço as Suas maravilhas em minha vida? ”, foram perguntas que receberam respostas pessoais e comprometidas. 

A santa missa, celebrada na Igreja dedicada Jesus Eucaristia, foi o ponto alto. Animada pelo Coro e banda “Encantando”, formado por crianças e adolescentes da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Arapuá, literalmente encantou os corações pelo clima alegre e orante. No momento do almoço o ambiente tornou-se definitivamente familiar. Motivados a partilhar nas mesas as experiências pessoais e comunitárias, todos sentiram a força da comunhão fraterna que cresce cada vez mais entre todos, como base do Ministério Extraordinário da Eucaristia que, não por acaso, é para que a Igreja esteja sempre mais em comunhão.

À tarde a reflexão teve como base a passagem das Bodas de Caná. “Maria é a mulher do ‘vinho novo’, atenta à hora de Deus e do seu povo”, afirmou a Ir. Freire, com a propriedade de quem experimenta na própria vida um dinamismo de fé e compromisso que parte do exemplo de Maria.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento concluiu o dia com solenidade e profundidade. Os cinco Setores Pastorais da Região Ipiranga, animados pelos dedicados coordenadores dos MESC, revezaram-se nas reflexões, canções, pedidos e louvores. A bênção do Santíssimo confirmou na alma de todos a alegria de ser Igreja que olha a história do povo de Deus com o mesmo olhar de Maria.