Missa em Ação de Graças pelos 90 anos do Instituto de Cegos Padre Chico

A A
A celebração aconteceu no no dia 11 de outubro
Publicado em: 19/10/2018 - 09:30
Créditos: Cynthia Carvalho

O Instituto de Cegos Padre Chico, que atua com pessoas com deficiência visual no bairro do Ipiranga há 90 anos, e que mantém o Colégio Vicentino Padre Chico, uma escola especializada inclusiva, referência em educação para cegos no Brasil, foi fundado em 07 de outubro de 1928. Desde a sua fundação, vive de doações de pessoas físicas e jurídicas e é dirigido pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Para celebrar a data tão importante para o estado de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Ipiranga, celebrou uma missa em Ação de Graças pelos 90 anos da existência do Instituto. "Como é importante nos colocarmos no lugar dos outros porque só assim construiremos uma sociedade mais justa e igualitária", e ainda observou que todas instâncias da sociedade precisam se preocupar com a questão da acessibilidade.

Durante a missa, a Irmã Carolina Mureb Santos, FC, presidente do Instituto, agradeceu a todos que integram ou integraram a equipe nos diversos setores e ressaltou: "É por vocês, alunos, que todo este trabalho é desenvolvido com tanto amor e dedicação. Acreditamos que farão a diferença nos espaços que frequentarem, atuando para que nossa sociedade seja mais justa para todos". Na ocasião, a Irmã Therezinha de Jesus Sanches Gonçales,FC, que está há 54 anos no Instituto, foi homenageada durante a missa por meio de depoimentos de colaboradores, ex-alunos e alunos, ao som de Ave Maria, em latim, na voz da professora Mariana Moi Jongbloets.

"O Instituto é a terceira escola para cegos no Brasil e modernizou-se para oferecer uma educação que valorize nossos alunos de forma integral desde a Educação Infantil até o 9º ano", ressaltou a diretora do colégio, Ana Maria Pires Alvarez, que atua no IPC há 46 anos.

A missa teve a presença de toda a comunidade escolar, da Irmã Maria Cristina d’Abruzzo, Visitadora Provincial das Filhas da Caridade, de Filhas da Caridade que trabalham em outras instituições, de alunos, ex-alunos, familiares, amigos e benfeitores que colaboram para que esta obra continue oferecendo gratuitamente uma educação para pessoas com deficiência, colaborando, assim, para uma sociedade mais inclusiva.

Os alunos participaram ativamente deste momento único, cantando, tocando, proclamando as leituras e preces e agradecendo a Deus pelos 90 anos do Instituto de Cegos Pe. Chico, onde a educação católica vicentina promove o desenvolvimento social, educacional, esportivo, religioso, artístico e familiar de seus alunos.