Muticom debate a “espetacularização da notícia”

A A
Terceiro e penúltimo dia do 9º Mutirão de Comunicação (Muticom), em Vitória (ES). Com o tema central “Ética nas Comunicações”
Publicado em: 17/07/2015 - 07:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

 O evento que reúne mais de 500 jornalistas católicos de todo o Brasil, além agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), bispos, padres e religiosos, começou na última quarta-feira, 15, no Centro de Convenções da capital capixaba. O encontro prossegue nesta sexta-feira com uma programação diversificada com palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação, além de atividades culturais.

Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Vitória, Dom Luiz Manchilha Vilela. “Temos uma grande notícia para dar: Jesus Cristo está vivo”, disse. Sobre o tema central, o arcebispo lembrou que há uma crise de ética. “Que sejamos bons comunicadores, éticos, para termos um Brasil melhor”, desejou.

A Igreja na mídia

Nos trabalhos desta sexta, um dos destaques da programação é a presença do escritor, repórter e apresentador Caco Barcellos, que fala sobre “A espetacularização da notícia”. Também conversa com os participantes do encontro de comunicação o jornalista Elson Faxina que fala sobre o tema “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso”. “A comunicação na Igreja ainda se preocupa em dar um tom hierárquico em estampar o que pensam as autoridades e muito pouco sobre aquilo que acontece na Igreja da periferia”, revelou Elson Faxina.

Grande catequese

O Muticom é um projeto da Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado a cada dois anos, a fim de proporcionar a troca de experiências e promover o conhecimento e ideias no campo da comunicação.