Os 516 anos da Primeira Missa no Brasil

A A
A primeira Missa celebrada no Brasil completa 516 anos.
Publicado em: 29/04/2016 - 11:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano

No dia 22 de abril de 1500, chegaram as 13 caravelas lideradas por Pedro Alvares Cabral. Ao avistar do mar um monte, ele o chamou Monte Pascoal, por ser o oitavo dia da Páscoa. Ao desembarcarem em terra firme, os descobridores portugueses foram recebidos por cerca de dezoito índios e fizeram a troca de presentes.

A seguir, a bordo de suas Caravelas subiram para um lugar mais protegido e foram parar na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia. Exatamente ali, em 26 de abril de 1500, domingo, foi celebrada a primeira Missa em solo brasileiro.

O escrivão Pero Vaz de Caminha descreve o acontecimento em uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel: “Depois de 47 dias navegando pelo oceano Atlântico, ao chegarem à praia da Coroa Vermelha, dois carpinteiros fizeram uma Cruz e a plantaram na areia”.

Primeira Missa

A Missa foi celebrada pelo Frei Henrique, com mais alguns clérigos. Participaram da celebração mil homens, entre oficiais e marinheiros, e cerca de duzentos índios, que acompanhavam o que acontecia com atenção, respeito e adoração.

Em sua homilia, o sacerdote fez uma narração da vinda dos portugueses. Vaz de Caminha acreditava que a conversão dos índios seria fácil, uma vez demonstraram muito respeito quanto à religião.

No entanto, os portugueses tentavam mostrar aos índios o respeito que tinham pela cruz: ajoelharam-se, um por um, e a beijaram. Alguns índios fizeram o mesmo gesto. Vaz de Caminha pediu ao rei que mandasse logo clérigos para batizá-los.

A segunda Missa foi celebrada no dia 1º de maio, na foz do rio Mutarí. Assim, nasceu o que, hoje, é considerado o maior país católico do mundo.