Papa abençoa capela-móvel do Santuário de Pompeia

A A
Nesta quarta-feira, (02/12) o Papa Francisco abençoou a nova “Capela móvel” do Sanitário da Pompeia, sul da Itália.
Publicado em: 03/12/2015 - 10:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano

Na manhã desta quarta-feira (2/12), pouco antes da Audiência Geral na Praça São Pedro, o Papa Francisco abençoou a nova “Capela móvel”, utilizada durante o serviço pastoral da Missão Mariana do Rosário do Santuário de Pompeia, sul da Itália. Pela primeira vez na história da Missão Mariana, um Pontífice concede a bênção ao meio de transporte que leva a diversas dioceses do mundo a imagem sagrada da Virgem de Pompeia.

A tradição da Missão Mariana do Rosário nasceu por volta dos anos 1950 como esforço de evangelização fundado na mais conhecida e popular oração mariana: o Rosário.

Bartolo Longo, fundador da nova Pompeia e do Santuário, ao final de seu caminho de conversão, descobriu na divulgação do Rosário a essência de seu chamado. Foi a própria Virgem a lhe sugerir em seu coração. E propagar o Rosário significava anunciar a Cristo. Ele se fez, portanto, missionário, antes de tudo entre os pequenos agricultores de Valle, e mais tarde entre as numerosíssimas multidões de fiéis que se dirigiam ao Santuário para venerar a Virgem do Rosário.

Deste espírito missionário surgiu a Nova Pompeia, que realiza a sua missão acolhendo os peregrinos de todas as partes do mundo e movendo-se em direção a todos os corações da terra. Para realizar esta específica vocação, nasce justamente a Missão Mariana do Rosário, hoje guiada por Dom Francesco Paolo Soprano, coadjuvado pelo Vice Responsável, Padre Rosário Maria Franco Pepe, que junto ao Arcebispo, Dom Tommaso Caputo, estiveram presentes nesta manhã na Praça São Pedro.

Na Itália e no exterior, a Missão Mariana do Rosário, seguindo o carisma da Igreja de Pompeia, aproxima milhares de pessoas presentes nas comunidades paroquiais, nos hospitais, casernas, nas escolas, nas fábricas, nos lugares de detenção e, com uma catequese atenta e pontual, inspirada na “Rosarium Virginis Mariae”, indica um caminho privilegiado para a salvação: a contemplação dos Mistérios de Cristo, por meio do olhar atento de Maria, como experiência individual e comunitária de conversão, de caridade e de paz.

As numerosas Missões são realizadas durante o ano em todo o território italiano. Ao longo dos anos acabaram se estendendo também para a Austrália, Estados Unidos, Canadá e Malta.