Paróquia Nossa Senhora da Esperança celebra seus 46 anos com Festa da Padroeira

A A
De esperança em esperança, comunidade celebra a padroeira e recebe a bênção com a imagem de Nossa Senhora da Esperança.
Publicado em: 27/04/2016 - 13:00
Créditos: Deborah Mamone Dias de Limas e Antônio Miletti Junior

As celebrações que ocorreram no final de semana prolongado de 23 e 24 de abril foram bem participativas. A bênção com a imagem da Padroeira ao final de cada missa emocionou a todos que estiveram presentes. No domingo, presidiram as celebrações os padres Dagoberto Boim, Edson Toneti e Ney de Souza. E, no sábado, tivemos a presença do Bispo de Osasco, Dom João Bosco, que esteve presente para confortar uma família amiga, cuja participação na paróquia é frequente, e que celebrou o sétimo dia do patriarca.

A celebração festiva contou com a participação das pastorais que, ao longo desses 46 anos de história, vêm concretizando a ação evangelizadora no Jardim Novo Mundo, bairro em que reside. Dentre os paroquianos, que desde o início da implantação da Paróquia Nossa Senhora da Esperança são presença marcante na vida pastoral e administrativa, estão o sr. Manoel José Pires e a sra. Maria Conceição Levy Bianco, conhecida como Mariazinha.

Manoel José Pires, de 82 anos, participou ativamente na administração das construções da Igreja e da Casa Paroquial. "Estive pessoalmente com minha esposa, Maria José, em Belmonte (Portugal) e visitei a imagem original de Nossa Senhora da Esperança, que veio junto com Pedro Álvares Cabral, quando do Descobrimento do Brasil", conta. Ele introduziu a Pastoral do Dízimo, realizou o 1º Encontro de Casais com Cristo e o 1º Encontro de Jovens.

Maria Conceição Levy Bianco, de 82 anos, no ano de 1973 ingressou na Patoral da Catequese da 1ª Eucaristia, preparando não só as crianças, mas também preparou as novas catequistas para a evangelização. "Durante 40 anos estive à frente dessa Pastoral e ainda hoje, frequentando a comunidade, recebo com carinho meus inúmeros catequisandos, que agradecem a minha missão".

O pároco, cônego Dagoberto Boim, que há pouco completou 50 anos de presbiterato, está há 20 anos à frente da comunidade pastoral da Nossa Senhora da Esperança, sucedendo a presença salvatoriana desde o início da paróquia, na pessoa do padre Luiz Spolt.

"Nesse período, eu tive a oportunidade de ver crescer o entusiasmo de quem trabalha nas diversas pastorais, bem como dos paroquianos em geral, ajudando primordialmente as áreas sociais como, por exemplo, as creches, o Amparo Maternal, os moradores de rua e outras entidades, com agasalhos, mantimentos e enxovais para recém-nascidos", conta o padre Boim. A Pastoral da 3ª Idade foi criada nesse período em que ele está na comunidade paroquial. "Agora estamos comemorando os 46 anos da nossa Paróquia e o que vimos neste final de semana de festa foi muita alegria demonstrada por todos durante as celebrações", afirma o padre Boim.

Um pouco de história

A história da Paróquia Nossa Senhora da Esperança está diretamente ligada ao bairro Jardim Novo Mundo, zona sul da capital. A comunidade esteve sempre à frente de todas as iniciativas ligadas à construção da Igreja. Em novembro de 1963 conseguiu-se a licença para que a celebração das missas fosse realizada nas residências dos moradores, aos domingos, em sistema de rodízio. No ano seguinte, a Prefeitura Municipal autorizou as missas no barracão do Grupo Escolar Napoleão de Carvalho Freire.

Nos idos de 1965, os padres Salvatorianos, querendo construir no bairro sua sede provincial, assumiram com a comunidade o compromisso de colaborar para que o templo ficasse pronto rapidamente. Nesse mesmo ano, já com a presença do padre Marcelino Aldo Zanella, foi adquirido o terreno para construção da igreja. No ano seguinte, 1966, padre Zanella assumiu a responsabilidade pastoral da comunidade e das obras para a construção da futura paróquia.

Um barracão construído com troncos de eucalipto foi o local da primeira Igreja do bairro, na confluência da Avenida dos Eucaliptos com a Alameda Jauaperi, local onde a partir de 1967 as missas passaram a ser celebradas. Nesse mesmo terreno, no dia 9 de março de 1968, o Cardeal Agnelo Rossi, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, lançou a pedra fundamental da futura Igreja paroquial.

"Aquela igreja de troncos de eucalipto foi derrubada dando lugar à nova construção, iniciada em janeiro de 1969. Durante a construção, em 29 de Junho de 1970, o Cardeal Agnelo Rossi, através de Decreto, criava a Paróquia Nossa Senhora da Esperança do Jardim Novo Mundo", conta o padre Boim.

Com as obras ainda inacabadas, em 2 de Agosto 1970, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja; porém a mesma só foi instalada oficialmente no dia 25 de abril de 1971, em celebração presidida pelo Monsenhor Ângelo Gianola, vigário episcopal da Região Sul. Nessa mesma missa foi dada a posse ao padre Zanella, Salvatoriano, como primeiro pároco.

Em 1991, a Paróquia Nossa Senhora da Esperança foi das mãos dos padres Salvatorianos para o clero secular. Passando por um período de transição, no início de 1996, sob a gestão da Arquidiocese de São Paulo, o cônego Dagoberto Boim assumiu a função de pároco, permanecendo até hoje.

Nossa Senhora da Esperança

A padroeira é celebrada na data de instalação da Paróquia – 25 de abril –, normalmente no final de semana próximo a esse dia.

Quando da época de fundação da Paróquia, por ser uma região na qual predominavam famílias portuguesas, estas entraram em contato com o consulado de Portugal e, através da empresa aérea TAP, viabilizaram a vinda –da cidade de Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral – da réplica da imagem de Nossa Senhora da Esperança, doada pelos moradores daquela região de Portugal.

Primeiramente, a imagem ficou hospedada na igreja mãe – Nossa Senhora Aparecida – até que fosse terminada a capela provisória na Avenida dos Eucaliptos, quando foi transferida em carro do corpo de bombeiros, na presença de Dom Agnelo Rossi e de diversas autoridades.

"A réplica da imagem que aportou no Brasil na esquadra de Pedro Álvares Cabral, e se tornou referência para os moradores do bairro, acolhe a todos os que adentram a paróquia para fazer suas preces e viver sua fé: Nossa Senhora da Esperança: rogai por nós!", completa o padre Boim.