Pastorais da Juventude Jufra e Pastorais Sociais reúnem mais de 45 jovens no Centro de Formação Sagrada Família

A A
O Centro de Formação Sagrada Família recebeu, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o Encontro Nacional da Pastorais da Juventude e das Pastorais Sociais.
Publicado em: 10/11/2015 - 12:00
Créditos: Elis Facchini

O evento teve como tema “Refletir as situações de criminalização, genocídio e avanço das pautas conservadoras sobre juventude”. Padre Ari Antônio dos Reis, que é assessor das Pastorais Sociais da CNBB foi quem coordenou o encontro.

Para os participantes, o encontro no Centro de Formação possibilitou criar uma rede de enfrentamento a estas realidades que são prejudiciais para a juventude. “Realizamos uma reflexão sobre a realidade de criminalização e genocídio em relação ao jovem; concretizamos a iluminação bíblico-teológica e construímos linhas de ação”, explicou Padre Ari. 

A jovem Julie da Mata Ferreira, pertencente à Jufra, disse que “o momento pede que as juventudes se unam. Não temos noção de quanto é importante este encontro. Estamos numa crise ideológica, social e ecológica, então este momento demanda ação da nossa parte”, reflete.

Já o jovem Pedro Rivellino, da Pastoral Carcerária, destacou o momento de reflexão e conversa entre todas as pastorais. “Vamos pensar no seguinte: um jovem preso, portador de HIV, que mora na rua, trabalha no presídio com produção e é negro. A partir desse exemplo, podemos refletir e unir forças com todos esses segmentos: Pastoral da Aids, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral Afro, Pastorais da Juventude, além da Pastoral Operária e Carcerária”, referenciou.

Fotos: Pastorais da Juventude Jufra e Pastorais Sociais realizam encontro no Centro de Formação Sagrada Família para refletir sobre situações de criminalização, genocídio me avanço das pautas conservadoras sobre juventude