Vila Arapuá recebe imagem peregrina do Santuário de Aparecida

A A
"Nos 300 do encontro de Nossa Senhora Aparecida a Mãe vai visitar a sua Paróquia" Iniciaram na Região Ipiranga a peregrinação de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias.
Publicado em: 04/05/2016 - 13:00
Créditos: Renata Quito

A paróquia Nossa Senhora Aparecida, setor pastoral Anchieta, foi escolhida para ser a primeira paróquia a receber a imagem peregrina de Aparecida, por ocasião da celebração dos 300 anos da aparição da imagem. Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, presidiu a missa no domingo, 1º de maio, às 18h30, dando início à peregrinação na Região.

A imagem, confeccionada em resina e com todas as características da imagem original, como o tamanho, o manto e a coroa, foi levada ao altar pelas mãos de Dom José Roberto na procissão de entrada. O povo da Vila Arapuá acolheu com muita fé e alegria, entoando "Viva a Mãe de Deus e nossa".

Segundo Dom José Roberto, a imagem vai visitar todas as paróquias da Região até fevereiro de 2017. "Começamos por uma paróquia dedicada à proteção de Nossa Senhora Aparecida", afirmou. Após a peregrinação, a imagem deveria voltar ao Santuário de Aparecida. Mas, por um pedido do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, a imagem ficará na Região. "A partir do dia 27 de fevereiro de 2017 a imagem permanecerá na capela que está sendo construída na Cúria", informou Dom José Roberto.

Em sua homilia, o bispo falou sobre a espiritualidade mariana. De acordo com Dom José Roberto, a Virgem Maria sempre intercede pelo povo. "As mãos da Virgem são mãos que oram, que abençoam, que obtêm para nós a bênção", explicou. O vigário episcopal afirmou que Maria cuida da Igreja com o mesmo carinho que cuidou de Jesus. "As mãos da Virgem postas em atitude de súplica é, sem dúvida alguma, a imagem da maternidade espiritual de Maria", completou. Dom José disse que antes de começar a missa fez um pedido à Mãe Aparecida. "Pela presença da Virgem Maria nesta imagem peregrina, se obtenha muitas graças, a conversão de muita gente, que as pessoas possam recuperar a saúde e que nasçam nesta paróquia vocações para a Igreja", rezou.

Padre João Paulo Rizek, administrador paroquial, sentiu-se muito honrado por a paróquia ser a primeira a receber a imagem da Mãe Aparecida. "Muita me honra sermos a primeira paróquia a receber a imagem da Patrona Brasileira. Maior júbilo nos é dado pelo fato de nossa Região Episcopal possuir três paróquias sob o patrocínio da Virgem Aparecida. Como é sabido, a Mãe de Deus apareceu há 299 anos aos pescadores que estavam às margens do rio Paraíba do Sul. Hoje quis a Virgem aparecer às margens desta megalópole caminhando, humildemente, em direção ao centro da cidade e ao centro de nossos corações", falou o padre.

De acordo com o administrador paroquial, a imagem peregrina visitará as escolas e o posto de saúde do bairro, além das comunidades pertencentes à paróquia. "Como Deus é sempre providente, recebemos a visita da imagem peregrina na semana em que iniciaremos o terço dos homens e a comunhão reparatória", concluiu padre João Paulo.   

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, permanecerá na Vila Arapuá até o dia 15 de maio, depois seguirá para a paróquia Nossa Senhora das Mercês, setor pastoral Anchieta.