Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus

A A
31 de julho, celebramos a memória de Santo Inácio de Loyola, que foi um sacerdote espanhol, fundador da “Companhia de Jesus”.
Publicado em: 31/07/2016 - 15:00
Créditos: Redação com Jesuitas

Em 31 de julho, a Igreja celebra a  memória de Santo Inácio de Loyola,  um padre jesuíta espanhol, fundador da “Companhia de Jesus”, que é uma ordem religiosa católica romana,  que teve grande importância na Reforma Católica e em 2009 foi a ordem religiosa masculina mais numerosa na Igreja Católica.

O menino nasceu no dia 31 de maio de 1491, em Loyola na Espanha. Iniciou sua carreira como militar, onde foi gravemente ferido na batalha de Pamplona, passou meses inválido e durante o longo período de recuperação ele procurou ler livros para passar o tempo.

A partir destas leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa

Após sua recuperação, dedicou-se ao serviço da "Divina Majestade". Assumiu um estilo de vida mendicante, impondo-se rigorosas penitências à imitação dos santos. Vivia de esmolas, privava-se de carne e vinho, frequentava a missa diária e rezava a Liturgia das horas.  Costumava visitar o hospital e levar comida para os doentes. Das anotações feitas dessa experiência escreveu um livro "Exercícios Espirituais", onde que condensa a sua espiritualidade e a entrega da alma a Deus.

Cursou Teologia, em 1533 já conseguia reunir os primeiros seguidores, Pedro Favro, Francisco Xavier, Laínez, Salmerón, Simão Rodrigues e Bobadilha. No dia 15 de agosto de 1534, reunidos na Capela de Saint-Denis, na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, fizeram o primeiro juramento de compromisso, inaugurando a "Companhia de Jesus".

A Ordem Religiosa pretendia fazer caridade, ensinar e expandir a fé católica. Pretendiam dedicar-se às missões entre os muçulmanos da Palestina. Reunido em Veneza, decidem oferecer seus serviços ao papa. Ignácio, Favro e Laínez, foram ao papa Paulo III, fizeram voto de pobreza, castidade e obediência absoluta, e declararam-se prontos para ir para toda parte onde o Papa quisesse enviá-los.

O Santo Padre aprovou a "Companhia de Jesus". Logo foram ordenados padres e começaram a desenvolver os trabalhos missionários. A ordem foi estabelecida oficialmente em 1540. Ignácio passa a governar estes "Soldados de Cristo", os Jesuítas. A severa formação de seus membros, a centralização e a disciplina da ordem, o sucesso de seus métodos de ensino, ampliaram rapidamente seus seguidores e afastaram muitos cristãos das ideias protestantes, principalmente na Bélgica, Holanda, Espanha, Itália, Polônia e Portugal.

Santo Inácio de Loyola faleceu em Roma, Itália, no dia 31 de julho de 1556 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 12 de março de 1622.

Oração de Santo Inácio

​​"Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também 
O meu entendimento e toda a minha vontade;

Tudo o que tenho e possuo Vós me destes com amor 
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo;

Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade. 
Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça;

Isso me basta nada mais quero pedir".

 

Na Arquidiocese de São Paulo temos uma paróquia dedicada a Santo Inácio de Loyola 

(Fontes: Jesuitas e Colégio Santo Inácio)