São Judas Tadeu: um dos primeiros mártires da Igreja

A A
São Judas Tadeu, cuja memória litúrgica se recorda em 28 de outubro, é por muitos conhecido como o “santo das causas impossíveis”.
Publicado em: 28/10/2016 - 12:00
Créditos: Redação com Jornal O SÃO PAULO

São Judas Tadeu, cuja memória litúrgica se recorda em 28 de outubro, é por muitos conhecido como o “santo das causas impossíveis”, mas nem tão famosa é a história missionária daquele que na Bíblia é apresentado como “Tadeu” (Mt 10,3; Mc 3,18) ou “Judas de Santiago” (Lc 6,16; At 1,13).

Nos escritos bíblicos, Judas Tadeu é aquele que questiona Jesus na última ceia: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?”, ao que Cristo respondeu que se manifestaria àqueles que guardassem sua Palavra e lhe permanecessem fiéis. Com esse mandato de Cristo e após ter recebido o Espírito Santo, assim como os outros apóstolos, Judas Tadeu disseminou a Palavra do Mestre e ajudou na conversão dos povos. Iniciou sua pregação, em meio a perseguições, na Galileia. Depois, seguiu para a Samaria, Iduméria e outras populações judaicas.

No ano 50, engajou-se no primeiro Concílio de Jerusalém e, em seguida, foi levar a Boa-Nova à Mesopotâmia (atual Irã), Síria, Armênia, Edessa, Arábia e Pérsia. Por ter convertido grande quantidade de pessoas, foi odiado por muitos por pregar contra os ideais de poderosos. A propósito, é atribuída ao Santo a Carta de Judas, do Novo Testamento, onde há crítica aos falsos mestres e um convite a todos para que mantenham a pureza da fé.

Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora e para todo o sempre.” Judas Tadeu pregou a fé em Cristo em muitos lugares, mas o último foi a Pérsia, onde, junto com São Simão, converteu muitos ao Cristianismo. Ambos foram presos e se recusaram a negar Jesus e prestar culto a outros deuses. Foram condenados à morte. Judas foi martirizado a golpes de cacetes, lanças e machados, acredita-se que no ano 70, provavelmente no dia 28 de outubro, data de sua memória litúrgica. As imagens de São Judas Tadeu o apresentam segurando um livro, símbolo da Palavra de Deus por ele anunciada, e um machado, indicando o instrumento pelo qual foi martirizado.

Por que santo das causas impossíveis? Santa Brígida da Suécia (1303-1373), teóloga conhecida por sua mística, escreveu que Jesus lhe revelou que pedisse a intercessão de São Judas Tadeu, quando quisesse alguma graça ou favor. A partir de então, o Santo tem sido considerado o padroeiro das causas impossíveis.

Devoção no Brasil 

A devoção a São Judas Tadeu, no Brasil, teve início na cidade de São Paulo. O povo deu-lhe o título de “o Santo dos desesperados”, expressão de devo- ção e confiança. A primeira festa de São Judas Tadeu foi celebrada em 28 de outubro de 1940, após a criação da Paróquia dedicada ao Santo em janeiro daquele ano, que teve como primeiro pároco o Padre João Buescher.

O Sacerdote mandou que esculpisse uma em madeira, mas o escultor ficou doente e com a proximidade da festa, a imagem acabou sendo fundida em gesso. E mais tarde se tornou oficial na igreja localizada no bairro do Jabaquara, na zona Sul da cidade. Atualmente, mais de 250 mil pessoas visitam o Santuário no dia do Santo. Na sexta-feira, 28, no dia do padroeiro, acontecerão no local (avenida Jabaquara, 2.682, Jabaquara) missas de hora em hora, entre 5h e 17h, e a missa campal solene de encerramento às 20h. 

 
(Colaborou Júlia Cabral) Fontes: Cruz Terra Santa, Aleteia, Portal São Judas e Arautos