Visita do Patriarca de Antioquia

A A
O Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente para a Igreja Católica Siríaca, Inácio Youssef III Younan, visita a cidade de São Paulo no próximo domingo, 30 de outubro
Publicado em: 28/10/2016 - 16:45
Créditos: Redação

 

O Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente para a Igreja Católica Siríaca, Inácio Youssef III Younan, visita a cidade de São Paulo no próximo domingo, 30 de outubro.  O objetivo da visita é encontrar os fiéis siríacos católicos, motivando as comunidades em São Paulo, Belo Horizontes e Rio de Janeiro. Além disso, o Patriarca vai testemunhar a situação dos cristãos que sofrem, pela guerra, no Oriente Médio - Iraque, Síria e Terra Santa.


Sua Beatitude Inácio Youssef III Younan,

Inácio Youssef III Younan (15 de novembro de 1944) é o atual Patriarca Sírio Antioqueno, líder da Igreja Católica Siríaca.

Foi pároco em Beirute e professor do seminário. Desde 1986 nos Estados Unidos, na diocese de Our Lady of Deliverance, em Newark, em 1995 foi nomeado pelo Papa João Paulo II bispo da diocese e visitador apostólico dos fiéis sírio-católicos da América Central. Foi consagrado em 7 de janeiro de 1996, pelo Patriarca Inácio Antônio II Hayek, auxiliado pelo arcebispo Eustathe Joseph Mounayer e pelo arcebispo Denys Raboula Antoine Beylouni.

Foi eleito como Patriarca em 20 de janeiro de 2009 pelo Sínodo siro-católico, reunido em Roma sob a presidência do cardeal Leonardo Sandri, então Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

O Papa Bento XVI concedeu a comunhão eclesiástica em sua visita a Roma em 19 de junho de 2009 coincidindo com o início do Ano Sacerdotal. O Patriarca celebrou a Santa Missa pelo rito siríaco na Basílica de Santa Maria Maior como sinal dessa comunhão.

Igreja Católica Siríaca

A Igreja Católica Siríaca ou Igreja Católica Síria é uma Igreja católica oriental sui juris em comunhão com a Igreja Católica. A sua comunhão formal e definitiva com a Santa Sé ocorreu em 1781, quando ela separou-se definitivamente da Igreja Ortodoxa Siríaca. O seu rito litúrgico pertence à tradição siríaca de Antioquia; e utiliza o siríaco, o árabe, o aramaico, o inglês e o francês como línguas litúrgicas.

A Igreja Siríaca Católica tem sede em Beirute, mas tem fiéis no Líbano, Síria e Iraque, para além de uma pequena minoria na Turquia e uma diáspora significativa no ocidente, como na Suécia, por exemplo. A Igreja separou-se da Igreja Siríaca Ortodoxa no século XVIII, mas atualmente tem excelentes relações com esta Igreja.

Agenda em São Paulo

Dia 30 de outubro, domingo, às 11h, Sua Beatitude participará da Santa Missa, celebrada no Rito Latino, na Catedral Metropolitana de São Paulo.

13h – Entrevista para imprensa, no Clube Monte Líbano (portão estará liberado para entrada de veículos dos jornalistas - rua República do Líbano 2267)