Aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana de São Paulo

A A
05/09/2015 - 11:30

Todos os anos, no dia 5 de setembro, celebramos o aniversário da Dedicação da nossa Catedral “Nossa Senhora da Assunção”. Com uma riqueza muito grande de simbolismos, expressamos na Liturgia o significado daquilo que somos nós mesmos, enquanto Igreja de Cristo, formada de “pedras vivas”, conforme a bela expressão de São Pedro (cf 1Pd 2,5).

Nossa “Catedral da Sé”, dedicada à glória de Deus eao louvor da Virgem Maria elevada ao céu, é a igreja-sede da Arquidiocese e do arcebispo, a igreja-mãe de todas as igrejas de São Paulo.

A dedicação da Catedral diz muito daquilo que é a própria Igreja, reunida e pastoreada pelos seus legítimos bispos, com a colaboração dos padres. As muitas paróquias e comunidades de fé, que se reúnem em cada lugar de nossa Arquidiocese, estão unidas entre si peloslaços profundos da mesma de fé, esperança e caridade e pela relação comum com seu bispo, sucessor dos Apóstolos, que as mantém unidas e as confirma no caminho de Jesus Cristo. Assim acontece em cada Diocese.

A Catedral é a igreja-símbolo dessa comunhão e unidade dos fiéis em torno de Cristo, congregada visivelmente em torno do altar da Eucaristia, da Palavra de Deus, do bispo e dos padres. Por isso, na Catedral também são realizadas as grandes solenidades da Liturgia e da vida da Igreja local; nela, especialmente, o bispo ensina a toda a comunidade arquidiocesana, como guia e pastor; com ela e por ela, ele celebra nela os Sacramentos e o culto divino; na Catedral não se reúne apenas uma comunidade entre as tantas, mas é significada, de alguma maneira, toda a grande comunidade arquidiocesana de S. Paulo.

O aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora da Assunção deve ser celebrado no grau de “solenidade” na própria Catedral da Sé e, no grau de “festa”, em todas as outras igrejas da Arquidiocese, com tudo o que isso significa para a Liturgia. É uma ocasião para agradecer a Deus pelos evangelizadores, que edificaram a Igreja em São Paulo ao longo de quase 5 séculos, desde o Pe. Manuel Nóbrega, São José de Anchieta e seus companheiros, até nossos dias. Neste ano, queremos agradecer especialmente também pelos 270 anos de criação da diocese de São Paulo (1745-2015).

E peçamos a Deus a graça de sermos “novos evangelizadores”, para continuar honrando a glória de Deus nesta cidade, tão necessitada dos sinais de sua presença misericordiosa e providente. Que o aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora da Assunçãofrutifique em abundantes bênçãos de Deus para todo o povo de São Paulo!  Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

5/9/2015