Família: aqui há lugar para Jesus!

A A
17/12/2015 - 10:00

O ano de 2015 foi muito especial para a família. Em setembro, foi realizado o Encontro Mundial de Famílias, em Filadélfia, nos Estados Unidos, com o tema: “família, tua vocação é o amor”, recordando aquilo que está na essência do casamento e da família: o amor humano, abençoado pelo amor de Deus.

Ainda em setembro, o Papa Francisco modificou as normas da Igreja, no Direito Canônico, sobre os processos de reconhecimento da nulidade matrimonial, para ir ao encontro de muitas pessoas que vivem essa situação. A decisão pontifícia já está em vigor desde o dia 8 de dezembro.

E em outubro, foi realizada no Vaticano a 14ª assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema: “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Foi uma reflexão muito importante de toda a Igreja, representada por seus bispos, junto com o Papa Francisco, para oferecer palavras orientadoras seguras às famílias de todo o mundo. Estamos, agora, à espera do Documento, que o Papa fará, com sua autoridade, sobre o tema deste Sínodo.

O Ano Santo extraordinário da Misericórdia, aberto para toda a Igreja pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro, será uma grande graça para as famílias que se dispuserem a vivê-lo intensamente. O convívio familiar é lugar de acolhida e de exercício da misericórdia!

Também a Novena do Natal, da Arquidiocese de São Paulo, foi orientada pela mesma temática da família: “família, aqui há lugar para Jesus!” Partindo das situações e vivências familiares de Maria, José e Jesus, a Novena propunha uma reflexão atual sobre as questões familiares enfrentadas pelos membros da família em nossos dias. Tudo isso, discernido e vivido à luz da fé e da confiança em Deus misericordioso e providente, e a partir da acolhida de Jesus Cristo Salvador na família e nos lares.

A família esteve no centro das preocupações do Papa Francisco e da Igreja ao longo deste ano. Cuidando bem da família, estaremos ajudando a cuidar bem de todas as pessoas, sobretudo daquelas que mais precisam de ajuda, proteção, carinho... A família é um bem precioso, que merece o reconhecimento de “patrimônio da humanidade”.  Ela deveria ser tratada bem por todos. Ela merece todo respeito e atenção dos governantes.

O Natal é uma festa em família: Deus entrou numa família humana e quis fazer parte dela; o Filho de Deus, Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, se fez irmão de todos os seres humanos e veio para reunir a grande família dos filhos de Deus. Em Cristo, Deus ampliou infinitamente a bênção que já havia dado à família no início da humanidade.

Neste Natal, acolhamos novamente a vinda do Filho de Deus feito homem entre nós. Que haja lugar para Jesus em todas as nossas casas. Ele quer fazer parte de todas as famílias. Por meio dele, todas as famílias são muito abençoadas: Jesus Cristo mesmo é a grande Bênção de Deus para toda a humanidade! Ele quer ser nosso irmão e companheiro de caminho, todos os dias. Ele quer ser “Deus-conosco” e, se o acolhemos em nossos lares, experimentaremos como pode ser bonita a vida em família. Que cada família diga: aqui também há lugar para Jesus. Pode entrar, seja bem-vindo!
No Jubileu extraordinário de Misericórdia, desejo feliz e santo Natal a todos os filhos e filhas da Arquidiocese de São Paulo! Deus abençoe os seus lares, visite os doentes e aflitos, conforte os que sofrem, renove a esperança e conceda a todos sua alegria e paz. E que assim sejam também no ano de 2016!

Publicado no jornal O SÃO PAULO - edição 3082 - 17 de dezembro de 2015 a 5 de janeiro de 2016