Mensagem do cardeal dom Odilo Scherer para o clero por ocasião do Domingo do Bom Pastor

A A
28/04/2012 - 00:00

Escrevo-lhes hoje, para saudá-los com muito afeto e em vista da celebração do Domingo do Bom Pastor, no próximo dia 29 de abril. Jesus é o Pastor Bom, que deu a vida pelas ovelhas com sua santa humanidade, sua vida, paixão, morte e ressurreição. Todos nós somos uma ovelha amada por Ele, com amor infinito! A Páscoa nos lembra que ele, Pastor Bom, deixou-se fazer “cordeiro imolado” por nossos pecados; abriu-nos as portas do “redil” da vida eterna com sua ressurreição e nos convida a seguir atrás dele, seguros de que, por ele, com ele e nele, temos vida nova, desde agora, e teremos vida eterna na Casa do Pai.

O Domingo do Bom Pastor lembra que também nós, sacerdotes, fomos chamados por vocação sagrada e graça especial de Deus, a sermos ministros/servidores do Bom Pastor para nossos irmãos. Neste domingo, cada um coloque-se diante de sua paróquia e diante da Arquidiocese, como um todo, olhe para o povo, ame seu povo e tenha no coração os mesmos sentimentos do coração do Pastor Bom; olhemos para todas as pessoas com amor compassivo e misericordioso; são ovelhas do rebanho do Senhor Jesus, confiadas aos nossos cuidados. Demos a elas o melhor de nós mesmos, como faria o próprio Pastor Bom.

Se já consagramos nossa vida para servir o Senhor e seu povo, pensemos naquilo que podemos fazer ainda, para que todas as ovelhas, recebam de nós os cuidados que lhes daria o Pastor Bom sobretudo as famintas e sedentas, machucadas e extraviadas, as frágeis, doentes e pequeninas. Nós não somos donos do rebanho mas, ministros do Pastor Bom. E tenhamos a certeza de que, entre as ovelhas do Bom Pastor, terão especial misericórdia aquelas que aceitaram servir o rebanho do Pastor Bom!

Este Domingo é consagrado em todo o mundo à oração pelas vocações sacerdotais; peço que se reze intensamente, e não apenas neste domingo, pelas vocações em nossas paróquias. Seria belo introduzir o costume de, após a comunhão ou antes da bênção final, em cada missa dominical, rezar sempre com o povo, como Jesus ensinou: “enviai, Senhor, operários para a vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos!”

Em nossa Arquidiocese, temos a necessidade de intensificar a pastoral das vocações e peço que cada padre seja o primeiro a fazê-lo. Cada paróquia precisa se preocupar em ter vocações, seminaristas, candidatos à Vida Consagrada... Além de ser sinal de vitalidade e de maturidade cristã da Comunidade de fé, isso também é essencial para a vida e a missão da Igreja; cada padre sinta profunda alegria, ao encaminhar boas vocações para a formação nos diversos estados de vida e carismas da Igreja, e ainda mais, para o sacerdócio.

Em anexo, envio-lhes a Mensagem do Papa Bento XVI para este Domingo do Bom Pastor. Peço que a leiam e também divulguem em suas paróquias, quer na homilia, quer pela internet e outros meios. Neste domingo, dia 29 de abril, peço uma oração especial também por mim, que estou completando 5 anos à frente da Arquidiocese de São Paulo. Celebrarei às 19h00, na Capela São José Operário, na favela da Vila Prudente. Se alguém quiser/puder unir-se a mim, ficarei muito feliz.

Desejo incentivar, mais uma vez, todas as paróquias para participarem de nossa 111°. Romaria Arquidiocesana a Aparecida, no Domingo, 6 de maio. A Missa da Arquidiocese será às 10h00 no Santuário Nacional. Incentivem o povo a participar da Romaria.

Da mesma forma, convido a preparar o povo a participar da celebração arquidiocesana de Corpus Christi, no dia 7 de junho, com a procissão iniciando às 9h00, na igreja de S.Ifigênia e concluindo com a celebração da Missa pelas 11h00, na Praça da Sé. Para tanto, peço que os eventos paroquiais (Missas e eventuais procissões) sejam organizados somente na tarde do dia 7, festa de Corpus Christi). Tenho a certeza de que será marcante e recordaremos 0 70º aniversário do Congresso Eucarístico Nacional, de São Paulo, realizado em 1942, e no suniremos ao Congresso Eucarístico Internacional deste ano, que será realizado em Dublin, Irlanda, de 10 a 17 de junho. Tem muita facilidade de chegar pelo metrô (Sé, S.Bento, Anhangabaú, Luz, República...).

Concluída a 50°. Assembleia Geral da CNBB, estou de volta, nas atividades na nossa querida Arquidiocese. Espero que tenham acompanhado algo sobre a 50a. Assembleia, realizada em Aparecida, de 18 a 26 deste mês. Foi muito boa, fraterna, densa de trabalhos e, creio, produtiva. Lembramos os 60 anos de criação da CNBB, as 50 Assembleias Gerais já realizadas, e que deixaram marcas profundas na vida da Igreja no Brasil.

Também abrimos as comemorações do 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II, que se estenderão, no Brasil, por 4 anos. Teremos muito a tratar sobre isso, daqui por diante, para reviver a “alma” do Concílio, com muitas iniciativas também em nossa Arquidiocese, nas paróquias, comunidades e diversas organizações eclesiais. Teremos, sobretudo, o Ano da Fé, que o Papa abrirá em outubro deste ano, para viver o aniversário do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica (20 anos), como grandes dons de Deus à Igreja. Vamos, sobretudo, colocar-nos novamente à escuta daquilo que o Espírito Santo diz hoje à Igreja, através do Concílio Vaticano II e de seus desdobramentos.

Durante a 50°. Assembleia Geral também aprovamos um Documento pastoral para que a Palavra de Deus esteja sempre mais no centro da vida da Igreja e de todos os cristãos. Vai chamar-se – “Discípulos e servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja” – um texto breve e bem prático, indicando pistas e iniciativas para que toda a nossa vida cristã e eclesial seja motivada, embasada, iluminiada e orientada pela Palavra de Deus.

Muitas outras decisões ainda foram tomadas durante a Assembleia Geral; ente elas, também um gesto de partilha entre as dioceses: todas elas colocarão numa caixa comum o correspondente a 1% de sua arrecadação mensal bruta, para que as dioceses mais pobres do Brasil possam ser apoiadas na formação dos seus seminaristas. Houve também uma mensagem sobre as eleições municipais. No site da CNBB (www.cnbb.org.br) encontrarão as infromações sobre os trabalhos e decisões da Assembleia Geral.

Rezo por vocês todos os dias. Deus os abençoe e torne muito fecundo seu ministério! O apóstolo São Paulo inteceda por nós todos!