Ressuscitei e estou contigo

A A
09/04/2023 - 10:45

A ressurreição de Jesus está no centro da fé da Igreja, tanto que São Paulo ensinou: “se Jesus não tivesse ressuscitado, seria vã a nossa fé e nós continuaríamos nos nossos pecados” (cf. 1Cor 15,13-17). A Igreja explicita isso de maneira destacada na sua profissão de fé: Jesus padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia...”. A de Jesus não foi morte aparente, mas morte humana verdadeira depois de sofrimento atroz.

Sua ressurreição, é obra de Deus. O Filho de Deus, que assumiu a vida e a morte humanas, uniu à glória divina a humanidade desprezada, humilhada e esmagada. Ele ressuscitou no seu verdadeiro corpo humano, nascido da Virgem Maria. Sua ressurreição é um acontecimento sobrenatural, da mesma forma como foi sua encarnação no seio de Maria. Na ressurreição de Jesus, o céu e a terra se unem; o humano é assumido pelo divino e Deus revela o que prepara para o homem redimido: sua elevação à vida sobrenatural, para ser associado à glória de Deus.

Nesta Páscoa, pensemos no grande amor que Deus manifestou a nós, ao enviar seu Filho ao mundo e ao ressuscitá-lo, após sua morte na cruz. “Deus tanto amou o mundo, que lhe entregou seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Deus nos valoriza imensamente e nós somos muito preciosos aos seus olhos. São Paulo recorda à comunidade que nossa redenção custou um caro preço: o sangue derramado de Jesus Cristo, Filho de Deus que se fez homem (cf . 1Cor 20; 7,23).

A Páscoa é um convite à alegria, à contemplação e à gratidão a Deus. A Liturgia pascal exclama: “este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!” (Antífona de entrada). Ao mesmo tempo, a ressurreição de Jesus nos enche de esperança, pois ela nos abre um horizonte luminoso. Pelo Batismo, nós participamos desde agora da vida divina que Jesus Ressuscitado nos oferece. Nossa vida já está marcada pela esperança da vida eterna e gloriosa, junto de Deus. O que conhecemos agora pela fé, conheceremos claramente no dia em que Deus nos chamar a si.

Desejo, pois, a todos uma santa e feliz Páscoa! Depois de termos vivido intensamente a Quaresma, vivamos agora o tempo pascal com Jesus ressuscitado. Ele caminha conosco e não nos deixa sozinhos com nossas angústias e perplexidades. Como aos discípulos de Emaús (Lc 24,28-35), Ele nos dá o conhecimento da Palavra de Deus e suas promessas. E se revela presente entre nós, de muitas maneiras, esperando que o acolhamos e reconheçamos na fé.

Levemos também aos outros a alegria de nossa fé e a certeza de que Cristo ressuscitado nos acompanha cada dia nos caminhos da vida. Feliz e santa Páscoa!

Cardeal Odilo Pedro Scherer 

Arcebispo Metropolitano de São Paulo