Rezemos pelo Sínodo da Igreja

A A
08/10/2023 - 15:45

No Vaticano, teve início a assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a “Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco convocou a Igreja inteira a refletir sobre si mesma, a partir do que ela é chamada a ser, por vontade de Cristo.

Desde que chamou e enviou os apóstolos em missão, Jesus quis que a Igreja fosse a comunidade de seus discípulos-missionários no mundo, em todos os lugares e até o fim dos tempos. Ao mesmo tempo, a Igreja deve ser o povo dos que acolhem e manifestam a fé em Cristo e o jeito novo de viver, que vem do Evangelho do Reino de Deus; deve ser uma comunidade de testemunhas da pessoa de Jesus Cristo, da sua paixão, morte e ressurreição e da esperança na vida plena no reino dos céus, conforme suas promessas.

Jesus também quis que a Igreja, em todas as suas comunidades e expressões, fosse uma comunidade unida, em vez de dividida e dispersa (comunhão). Que todos os membros da Igreja tivessem parte nas riquezas do Evangelho, na graça da salvação e na esperança que o Evangelho comunica (participação). E que cada membro da Igreja acolhesse os dons do Espírito Santo, colocando-os a serviço da missão. Por isso, a Igreja é, por sua natureza, uma comunidade missionária, encarregada por Jesus de anunciar o Evangelho a toda criatura, com fé e perseverança, por toda parte e até o fim dos tempos (missão).

A assembleia do sínodo, iniciada nesses dias no Vaticano, terá 3 semanas de duração para trabalhar sobre essas questões. Participam dela representantes, sobretudo bispos, de todas as partes do mundo. O Brasil terá ao menos 6 representantes. Durante a assembleia sinodal, os participantes rezam muito ao Espírito Santo, pois é Ele o principal “animador” da Igreja. Ouvem, dialogam, refletem, elaboram e apresentam propostas. Após todos esses trabalhos, receberemos os resultados da assembleia sinodal, que deverá ajudar muito a Igreja a se renovar “por dentro”, na sua missão.

Acompanhemos também nós a assembleia sinodal com nossa oração, com fé e interesse. Podemos seguir cada dia as notícias sobre o sínodo pelos noticiários da Igreja local, da CNBB e através das mídias da própria Santa Sé. É importante estar bem informados e fazer esse “sínodo” (caminho feitos juntos) com a Igreja.

E peçamos que Maria, Mãe da Igreja, por nós invocada como Nossa Senhora Aparecida, que acompanhe com carinho maternal os trabalhos sinodais e interceda pela Igreja de seu Filho. Que tal, uma Ave Maria todos os dias na intenção da assembleia do sínodo, que acontece em Roma?

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo Metropolitano de São Paulo 

Publicado no folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo, em 8 de outubro de 2023