Saudação ao Papa Francisco na audiência concedida à Rede Vida de Televisão

A A
04/11/2023 - 14:45

Santo Padre:

A missão comunicadora da Igreja teve início quando Jesus enviou os discípulos a anunciar a Boa Nova "a toda criatura" (cf Mc 16,15). De muitas maneiras, a Igreja procurou anunciar e testemunhar o Evangelho ao longo de sua história.

Mais recentemente, ela também passou a utilizar os modernos meios e tecnologias de comunicação, como o Rádio, a Televisão, a Internet e as múltiplas Mídias Sociais, para ter um maior alcance e eficiência no anúncio do Evangelho.

No Brasil, em 1995, a Conferência dos Bispos (CNBB) acolheu a generosa colaboração do leigo católico, jornalista João Monteiro Filho e de sua família, que colocaram a serviço da Igreja o canal de televisão TV Independente, que já possuíam. Nascia, assim, a Rede Vida de Televisão, a primeira Rede Católica de Televisão no Brasil.

Entre seus membros fundadores, além do próprio senhor João Monteiro Filho e seus filhos João Monteiro Neto e Luiz Antonio Monteiro, também estiveram o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB; Dom Antonio Maria Mucciolo, então Bispo de Barretos, grande incentivador da Rede Vida e Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC), Mantenedor da Rede Vida. Membros fundadores, entre outros, foram também o cardeal Orani João Tempesta, hoje Arcebispo do Rio de Janeiro, e a senhora Antônia Accarino Mucciolo.

Muitos leigos, sacerdotes e bispos abraçaram desde logo, com entusiasmo, a causa da Rede Vida, de maneira que, em poucos anos, as suas transmissões cobriram todo o território brasileiro e alcançaram até mesmo os recantos mais remotos da Amazônia.

A história da Rede Vida insere-se no esforço da Igreja no Brasil para evangelizar através da Televisão, fazendo com que a mensagem e a imagem da Igreja Católica chegassem aos lares e levassem conforto e confiança a todos através da linguagem televisiva.

Os católicos brasileiros sentiram-se reconfortados e felizes, ao verem e ouvirem a sua Igreja, que chegava até suas casas e lhes falava familiarmente da fé, da cultura e das orientações da Igreja para a vida diária. A Rede Vida convida para momentos de celebração e pregação católicas; proporciona com frequência a imagem real e ao vivo do Papa e dos Bispos, contribuindo para a unidade da Igreja e para nutrir os laços de comunhão entre os fiéis e seus pastores. E oferece oportunidades para conhecer lugares muito queridos da nossa fé e devoção, como os lugares da vida de Jesus e dos Santos, santuários e templos preciosos, mostrados através de sua programação.

A Rede Vida procura ser uma resposta corajosa e generosa ao apelo tantas vezes lançado por Vossa Santidade e seus Predecessores, e pelo magistério dos Bispos, para que nossa Igreja entre com decisão e sem medo no vasto, desafiante, mas promissor, mundo das comunicações, para anunciar o Evangelho e contribuir para a edificação da sociedade, conforme a luz e os princípios cristãos. Atualmente, já se passaram 28 anos desse serviço, de muito trabalho, de aprendizado e de êxitos inegáveis, pelos quais agradecemos a Deus.

Hoje, diante de Vossa Santidade, a Rede Vida de Televisão reafirma o seu propósito de anunciar e testemunhar o Evangelho, de prestar seu serviço à missão da Igreja e de colaborar para o verdadeiro bem da comunidade humana. No mundo da cultura e da comunicação, em constante mutação, ela procura aprimorar seu serviço, sempre na fidelidade a Jesus Cristo e à Igreja, como testemunha da fé em Deus, do valor da pessoa e da vida, da dignidade de cada ser humano, dos valores da justiça, da liberdade e da fraternidade.

Santo Padre, agradecemos a ocasião desta audiência. Aqui se encontra também Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, que sempre apoiou a Rede Vida desde que foi Bispo de Rio Preto, sede da TV Independente. Mas encontram-se sobretudo leigos, membros do Conselho Superior do Instituto Mantenedor da Rede Vida, como o jornalista João Monteiro Filho, que enfrentou com alegria as dificuldades de uma longa viagem para receber a bênção de Vossa Santidade. E estão seus filhos e demais membros de sua família, que seguem o caminho aberto pelo pai, colocando seu canal de Televisão a serviço da Rede Vida e da Igreja. E aqui estão membros da Direção, dos diversos serviços jornalísticos e técnicos da Rede Vida de Televisão.

Santo Padre, prometemos nossa oração a Vossa Santidade e agradecemos por nos receber nesta Audiência. Estamos todos ansiosos por ouvir sua palavra e receber a Bênção Apostólica, extensiva também para os membros dos diversos organismos e serviços de supervisão, direção e programação da Rede Vida, para seus familiares e para todos os apoiadores da Rede Vida.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo e Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC)