Cardeal Scherer comemora 40 anos de ordenação sacerdotal

A A
Na celebração do domingo, (11) o Cardeal Scherer celebrou seus 40 anos de Ordenação Presbiteral.
Publicado em: 12/12/2016 - 12:15
Créditos: Redação

Na manhã do domingo (11), terceiro do Advento, também conhecido como Domingo da Alegria, Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, presidiu a missa das 11h na Catedral da Sé. Nesta celebração Cardeal Scherer celebrou seus 40 anos de Ordenação Presbiteral.

Natural de Cerro Largo- RS, Dom Odilo cresceu no Paraná e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976, por Dom Armando Cirio, na época bispo da Diocese de Toledo – PR.

No início da celebração, Dom Odilo acendeu a vela rosa, a terceira da coroa do Advento, recordando à “espera”, e que está próxima a alegria do Natal.

‘Alegrai-vos, pois, o Senhor está perto’

Durante a homilia, Cardeal Scherer falou aos fiéis sobre o tempo litúrgico do Advento. “O terceiro domingo do Advento nos convida à alegria, ele também é conhecido como ‘Domingo Gaudete’, em latim significa Alegrai-vos”. E continuou: “A liturgia toda é um convite a exultação da alegria: ‘Alegrai-vos porque o senhor está perto’, O senhor não abandona seu povo, Ele restaura os que estão fragilizados”.

Toda a liturgia deste domingo expressa a mensagem de esperança e a alegria do nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo. O Arcebispo também falou sobre os sinais de esperança e testemunho que os cristãos devem dar, sobretudo no período do Advento. “Somos chamados a dinamizar as práticas da nossa fé, da solidariedade e a prática da caridade e das obras de misericórdia. O tempo do advento é um tempo de solidariedade”.

Encerramento da Campanha para a Evangelização

Dom Odilo chamou a atenção dos fiéis sobre o compromisso de todos com o encerramento da Campanha para a Evangelização promovida pela CNBB, em todas as Igrejas do Brasil.

Como gesto concreto desta celebração, a coleta do ofertório foi destinada para a ação evangelizadora no Brasil, no encerramento da Campanha. Promovida desde 1998, a Campanha para a Evangelização tem o objetivo de despertar em todos o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais e missionárias no Brasil.  Com início na Solenidade de Cristo Rei e conclusão no 3º Domingo do Advento, a Campanha da Evangelização (CE) aconteceu em todas as Igrejas do Brasil.  O tema escolhido de 2016 é “Ele está no meio de nós”.

‘Obrigada pelo teu sim! ’

Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade homenageou Dom Odilo por seus 40 anos de sacerdócio. “Em nome de nossa Arquidiocese e dos bispos auxiliares, do clero, e de todo o povo, queremos agradecer a Deus pelo seu sim, desses 40 anos do seu primeiro sim, esse sim que o senhor continuou manifestando durante todos esses anos. Que este seu sim seja exemplo para os nossos jovens, que não tenham medo de dizer sim a Deus”.

Dom Carlos comentou a entrevista  que o Cardeal Scherer concedeu ao Jornal O SÃO PAULO, recordando a caminhada vocacional do arcebispo. Dom Odilo foi presenteado com um quadro com a imagem de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, trazido pelas mãos de algumas crianças, que também lhe ofertaram flores.

Emocionado, o Cardeal Scherer agradeceu as palavras de Dom Carlos e todo o carinho do povo da Arquidiocese. Também neste terceiro domingo do Advento, Dom Odilo abençoou as imagens do menino Jesus, trazidas pelas famílias, em preparação para a festa do Natal. Nesta ocasião, Dom Odilo também pediu ao povo que rezassem pela saúde do Arcebispo Emérito Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que se encontra internado no Hospital Santa Catarina, na capital paulista. Dom Paulo deu entrada no hospital no dia 28 de novembro para tratar de problemas pulmonares decorrentes de sua idade avançada.

 

Benção das Imagens do Menino Jesus na Catedral da Sé, Domingo 11/12/16